Pesquisadores da Universidade de Soochow, na China, revelaram um painel solar pioneiro, que não só coleta energia do sol, mas também da chuva.
Para funcionar desta forma, o painel usa um painel com nanogerador triboelétrico. Significa que ele converte energia mecânica de movimento em eletricidade.
“As células solares tornaram-se uma das soluções mais difundidas nas questões de crise do meio ambiente e energia”, disse Zhen Wen, professor assistente do Instituto de Functional Nano e Soft Materials da Soochow, ao site Digital Trends. “No entanto, a geração de energia de uma célula solar é afetada por várias condições climáticas – por exemplo, o tempo chuvoso. A natureza intermitente e imprevisível da energia solar é um desafio inevitável para sua expansão como um sistema confiável de fornecimento de energia. Recuperar energias alternativas do meio ambiente com diferentes tipos de coletores de energia, para compensar a parte insuficiente, é urgente ”.
As pessoas, porém, vão ter que esperar um tempo considerável para começar a usar um desses em casa. De acordo com Wen, a pesquisa levará ao menos cinco anos para ser concluída. E mais algum tempo até finalmente chegar ao mercado.
“Estamos muito confiantes de que nosso dispositivo pode [também] colher energia eólica se modificarmos levemente nossa estrutura de nanogeradores TENG, porque a TENG pode coletar várias energias mecânicas para transformar elementos do ambiente como o vento em eletricidade”, continuou Wen.