Na era do isolamento social, as artes digitais de José Manuel Ballester estão curiosamente atuais. Mas foram criadas lá em 2015 pelo artista espanhol, que retira figuras centrais de obras de arte famosas.

A série de ilustrações “Concealed Spaces” revela espaços ocultos despercebidos de pinturas famosas, quando os personagens saem de cena. Algumas ainda sugerem algum rastro da humanidade, outras dão uma sensação de vazio e ausência de uma civilização.

Quando lançadas, as artes foram interpretadas como humorísticas, mas também carregam muitos significados, como o artista explica.

“Depois de uma análise mais profunda, não é difícil encontrar a transcendência e as múltiplas interpretações possíveis, tanto como novas imagens quanto relacionadas às suas contrapartes originais”, ele disse ao Bored Panda.

Representando a era do isolamento social dos tempos atuais, as obras são ressignificadas e trazem outro impacto visual.

Isso é um exemplo de como a arte, subjetiva em sua natureza, pode ser entendia e absorvida em pontos de vistas distintos de cada época. A arte não é estática, mas transmutável através dos olhos de quem a vê.

“Um dos aspectos mais claros desta série é a maneira como podemos entender a arte do ponto de vista de cada período, que tem uma maneira única de ver e entender a realidade compartilhada pelos artistas, que desenvolvem sua criatividade dentro dos valores de determinado período e se conectam com ideias e preceitos universais estendidos no tempo”, diz o artista.

Personagens somem de obras de arte famosas
O Nascimento de Vênus, Sandro Botticelli, 1846
Personagens somem de obras de arte famosas
As Meninas, Diego Velázquez, 1656
Personagens somem de obras de arte famosas
Guernica, Pablo Picasso, 1937
Três de Maio de 1808 em Madrid, Francisco de Goya, 1814
Cristo Crucificado, Diego Velázquez, 1632
A Arte da Pintura, Johannes Vermeer, 1666
A Balsa da Medusa, Théodore Géricault, 1819
A Última Ceia, Leonardo Da Vinci, 1498

Leia mais sobre Arte!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin