Zdzislaw Beksinski é um artista polonês conhecido por pinturas consideradas por ele hora “barrocas”, hora “góticas”. O foco de sua arte está nos detalhes de paisagens sorturnas, catastróficas e figuras surreais.
Em meados dos anos1930, Beksinski chegou a pintar peças abstratas em grandes placas de madeira e eventualmente foi comparado com HR Giger, o artista surrealista por trás do design das criaturas dos filmes Alien.
O ilustrador julgava as artes como não compreendidas (assim como Kafka), e na verdade elas eram “otimistas”. Em 1998, depois de alguns anos doente, o artista passou por maus bocados. Sua esposa Zofia faleceu e logo depois seu filho, Tomasz (um popular cantor e tradutor de filmes) cometeu suicídio. Foi o próprio Beksiński quem encontrou o corpo do filho. Depois disso, ele nunca mais foi o mesmo.
Beksiński morreu assassinado em 2005, aos 75 anos de idade. Foi esfaqueado 17 vezes. Robert Kupiec (o filho adolescente de seu cuidador) e um amigo foram acusados do crime e presos. Aparentemente Beksinski recusou um empréstimo para o garoto, o que o levou ao ataque. Kupiec se declarou culpado e agora está cumprindo 25 anos de prisão.
As artes retratam ambientes aterrorizantes e pesadelos, como você pode conferir nas imagens abaixo.
Pesadelos em forma de arte, por Zdzislaw Beksinski
Mais sobre o trabalho do artista você encontra no site oficial dedicado a ele.
Leia também: HR Giger morre aos 74 anos – Confira algumas de suas incríveis artes.
De uma beleza ímpar! Adoro. Eu uso os meus pesadelos/sonhos para escrever histórias: haverá melhor fonte de inspiração??