Um robô que pode ajudar a embalar as compras seria muito útil para diversas pessoas e eestabelecimentos. Pesquisadores do MIT desenvolveram um robô exatamente assim, que pode ajudar nas compras.
O sistema consiste em uma mão robótica macia equipada com visão, propriocepção baseada em motor e sensores táteis macios para identificar, classificar e embalar uma série de objetos desconhecidos.
A equipe chama isso de abordagem de sensoriamento multimodal, o que permite ao manipulador robótico macio estimar o tamanho e a rigidez de um objeto.
Isso significa que o sistema é capaz de traduzir a concepção humana mal definida de um “recipiente bem embalado” em métricas alcançáveis. Um cenário realista de embalagem de compras foi registrado, onde objetos de forma, tamanho e rigidez arbitrários movem-se por uma esteira transportadora e devem ser colocados de forma inteligente para evitar esmagar os objetos mais delicados.
“Combinar feedback tátil e proprioceptivo com visão externa resultou em uma redução significativa nas manobras de embalagem que danificam itens em comparação com uma base sem sensores (9 vezes menos) e técnicas somente de visão (4,5 vezes menos), demonstrando com sucesso como a integração de múltiplas modalidades de sensoriamento dentro de um sistema robótico macio pode abordar aplicações de manipulação complexas,” disseram os pesquisadores.
Abaixo você vê um vídeo de demonstração.
O robô que pode ajudar a embalar as compras
Veja mais sobre tecnologia!