Pode parecer clichê, mas o mundo de hoje está mais conectado do que nunca, a tecnologia cada vez mais integrada às nossas vidas. Pare por um minuto para pensar na dor-de-cabeça que seria ficar sem internet por uns dias, no trabalho ou em casa, ficaria ali aquela sensação de que não há muito que possa ser feito, não é mesmo?
Com o avanço da internet para todos os campos de nossas vidas – lazer e compras, trabalho, dentre outros hábitos que tínhamos como rotineiros como ir ao banco pagar contas, cada vez mais conseguimos fazer de tudo com o auxílio de um computador, um smartphone, existem aplicativos para tudo que você possa imaginar. E é claro que essa relação com a tecnologia também tem seus lados negativos, afinal, estamos mais expostos no ambiente online do que nunca. Pesquisas indicam que o Brasil foi o 5º país que mais sofreu com crimes cibernéticos em 2021, um dado que deveria ser o suficiente para nos deixar preocupados com nossa segurança nas redes.
Como permanecer conectado, mas de forma mais segura?
Uma alternativa para nos mantermos seguros em nossas vidas online é recorrer às VPNs, virtual private networks – redes virtuais privadas, em bom português. Tratam-se de serviços que adicionam uma camada extra de segurança às nossas vidas na rede ao utilizarem criptografia para transmissão de dados entre nossos aparelhos e o restante da internet.
Veja bem, sempre que acessamos a internet, há uma troca de dados entre nossos celulares, computadores ou quaisquer outros dispositivos usados pela rede – e estes dados não são protegidos, sendo alvo fácil de pessoas mal-intencionadas, gente que pode acabar descobrindo o que você está fazendo, de onde está conectado, descobrir seus hábitos de compras, e por aí vai. O que uma VPN faz, é criptografar estas informações de tal forma que elas são impossíveis de serem interpretadas sem a chave criptográfica necessária, chave esta que fica sob posse do provedor de VPN, garantindo a sua privacidade e a de suas informações.
Com o avanço do trabalho no ambiente digital, cada vez mais empresas investem em VPNs para que seus funcionários tenham acesso ao ambiente corporativo de forma segura, sem que informações vazem ou caiam na mão de outras pessoas, por mais que existam outros usos que também atraem usuários para este tipo de serviço – como por exemplo, acabar com restrições de localização para conteúdo disponibilizado online. Imagine só acessar o catálogo da Netflix de outro país só para ver o que tem lá! Pois saiba que com uma VPN, isso é possível, e esta funcionalidade é um dos grandes motivadores para usuários domésticos utilizarem este tipo de serviço.
Mercado em expansão
O número de usuários de VPN vem crescendo, considerando os fatores mencionados anteriormente, ainda mais considerando possíveis prejuízos caso dados sigilosos caíam nas mãos de quem não deve, mas seu uso para entretenimento também deve ser levado em conta – 22% dos usuários usam estes serviços para estes fins, de acordo com informações do site DataProt.
Projeta-se que o setor chegará aos US$ 107,5 bilhões em 2027, o que mostra que as VPNs chegaram mesmo para ficar.