O arquiteto Mick Pearce criou um prédio inspirado em cupinzeiros que se auto refrigera. Ou seja, não há necessidade do uso de ar condicionado, pois ele funciona como as enormes construções criadas por estes insetos.

Caso você não saiba, cupinzeiros podem chegar a ter até 10 metros de altura. E apesar de a estrutura parecer ser bem forte, a parte de dentro é lotada de pequenos buracos que fazem o ar circular.

Enquanto a temperatura da superfície gira em torno dos 35 até 40 graus Celsius, dentro do cupinzeiro, por exemplo, fica em torno de 25 até 30 graus Celsius.

Daí veio a ideia de Pearce, ao usar uma técnica chamada de biomimicry – que consiste em imitar os designs biológicos e naturais no processo de engenharia.

A estrutura usa massa térmica e janelas pequenas para evitar a entrada de muito calor. Além de um sistema de ventilação que se propaga por todo o prédio pelo chão, enquanto o ar quente flui pela parte de cima de cada sala. Até chegar ao topo do prédio.

Isso permite que as temperaturas sejam bem mais baixas do que os prédios convencionais, e consiste em uma economia de 35% a mais de energia.

Você pode conferir como funciona a estrutura no vídeo abaxo.

O prédio inspirado em cupinzeiros

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin