Linus Torvalds, o criador do Linux, declarou recentemente que as redes sociais são uma doença. Mais especificamente o Facebook, Instagram e Twitter.
Ele, que geralmente comenta sem escrúpulos sobre as coisas, disse que se fosse consertar alguma coisa na Internet atualmente, seria as redes sociais modernas.
“Eu absolutamente detesto a mídia moderna – Twitter, Facebook, Instagram”, disse Torvalds ao Linux Journal em uma entrevista. “É uma doença. Parece encorajar o mau comportamento”.
Criador do Linux diz que redes sociais são uma doença
Torvalds disse que discorda de como a mídia social é voltada para gerar o máximo de engajamento possível.
“Todo o modelo ‘curtir’ e ‘compartilhar’ é apenas lixo. Não há esforço nem controle de qualidade ”, disse Torvalds. “Na verdade, tudo isso é voltado para o reverso do controle de qualidade, com os menores alvos comuns, e iscas de cliques, e coisas projetadas para gerar uma resposta emocional, muitas vezes de indignação moral”.
O resultado disso tudo são uma fogueira de guerras virtuais e pensamentos que ninguém teria coragem de falar cara a cara.
“Acrescente o anonimato, e é nojento”, disse Torvalds. “Quando você nem coloca seu nome verdadeiro no lixo (ou no lixo que você compartilha ou gosta), isso realmente não ajuda”.
Motivos para cair fora e ter uma mente mais saudável
Outro cara que pensa desta mesma forma é Jason Lanier, um dos pais da Internet. Ele é autor de vários livros, e o mais recente é o que exemplifica dez argumentos porque devemos excluir nossas contas das redes sociais.
Ele comenta, portanto, motivos específicos porque as pessoas devem deixar as redes sociais, e como isso está fazendo mal para a sociedade.
Você pode conferir os argumentos dele aqui.