Cientistas da Universidade de Oxford desenvolveram um revestimento ultrafino que transforma objetos do dia a dia em painéis solares.

Esse material absorvente de luz tem um design fino e flexível que pode ser aplicado na superfície de quase qualquer prédio ou objeto comum.

Uma técnica inovadora desenvolvida em Oxford permitiu empilhar várias camadas absorventes de luz em uma única célula solar, aproveitando assim uma gama mais ampla do espectro de luz e permitindo gerar mais energia com a mesma quantidade de luz solar.

Esses revestimentos podem ser aplicados em diferentes tipos de superfícies para gerar energia solar barata, incluindo tetos de carros, edifícios e até smartphones.

“Em apenas cinco anos experimentando nossa abordagem de empilhamento ou multi-junção, aumentamos a eficiência de conversão de energia de cerca de 6% para mais de 27%, próximo aos limites do que os fotovoltaicos de camada única podem alcançar hoje. Acreditamos que, com o tempo, essa abordagem poderá permitir que os dispositivos fotovoltaicos alcancem eficiências muito maiores, superando 45%,” disse Dr. Shuaifeng Hu, Pós-Doutorando em Física na Universidade de Oxford.

Veja mais sobre tecnologia!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin