Ridley Scott revelou que planeja continuar a franquia com Gladiador 3 e que já “acendeu o pavio” para o próximo capítulo de sua épica história. Agora, Scott ofereceu uma atualização sobre o progresso do projeto, dizendo à Total Film que já começou a escrever:
“Já tenho oito páginas. Tenho o começo de uma base muito boa.”
Ele acrescentou: “Se houver um Gladiador 3, acho que nunca voltaremos à arena. Mas eu tive que voltar à arena…”
Scott também falou sobre o legado de Gladiador, compartilhando: “O primeiro filme realmente capturou a imaginação de uma maneira que eu não esperava. Porque quando souberam que Ridley estava fazendo uma épica romana – um filme de espada, lança e sandálias – houve muita risada. Até então, esses filmes sempre foram, sabe, à moda antiga de Hollywood. E eu sabia o que fazer.”
Ele continuou: “De certa forma, modernizei os filmes épicos romanos. E, a partir disso, inspirou muitos outros caras usando saias de couro e coisas assim.”
Scott já conversou com o astro de Gladiador II, Paul Mescal, que confirmou que o diretor discutiu a ideia com ele. Mescal disse: “Sim, Ridley falou comigo sobre isso, mas só ontem! Então, estou esperando para ver o que vai acontecer, mas estou interessado, claro. Não podemos apressar nada. A história precisa se sustentar.”
Obviamente, um terceiro filme de Gladiador só acontecerá se a sequência que está por vir for um sucesso de bilheteria. Parece haver muita expectativa para Gladiador II, então estou confiante de que o filme terá bons resultados.
A história de Gladiador II se passa anos depois que Maximus deu sua vida, derrubando a liderança corrupta da sociedade romana. A sequência se concentra em Lúcio, filho de Lucila e sobrinho de Cômodo, o filho do líder romano Marco Aurélio, que matou seu pai e tomou o trono.
Cômodo encontrou seu fim na arena de gladiadores, enfrentando Maximus, que apesar de mortalmente ferido, derrubou o imperador antes de falecer e se reunir com sua família. Maximus salvou Lúcio e sua mãe, deixando um impacto duradouro no jovem.
Décadas se passaram, e Lúcio cresceu longe de sua mãe. Ainda criança, Lucila o enviou para a costa norte da África, numa região chamada Numídia, que na época estava fora do alcance do Império Romano.
Gladiador II começa com Lúcio (Paul Mescal) vivendo uma vida tranquila com sua esposa e filho, até que conquistadores de sua terra natal começam a invadir. Scott comenta: “O filme começa com a frota romana chegando do mar e devastando Numídia. É bem brutal.”
Lúcio eventualmente se vê prisioneiro e levado a Roma, onde é forçado a lutar no Coliseu. Scott explica: “O detalhe interessante é que, quando ele chega a Roma como prisioneiro e luta pela primeira vez na arena, ele vê sua mãe – para seu choque.”
O filme também conta com Connie Nielsen como Lucila, Denzel Washington como Macrino, Fred Hechinger como o imperador Caracalla, Joseph Quinn como o imperador Geta, e Pedro Pascal como Marcus Acacius.
A sinopse diz: “Gladiador II continua a épica saga de poder, intriga e vingança ambientada na Roma Antiga. Anos depois de testemunhar a morte do reverenciado herói Maximus nas mãos de seu tio, Lúcio (Paul Mescal) é forçado a entrar no Coliseu depois que sua casa é conquistada pelos tirânicos imperadores que agora governam Roma com punho de ferro. Com a raiva em seu coração e o futuro do Império em jogo, Lúcio deve buscar em seu passado a força e a honra para devolver a glória de Roma ao seu povo.”
Gladiador 2 estreia nos cinemas em 22 de novembro.
Veja mais sobre cinema!