Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins e de Stanford treinaram um braço robótico com inteligência artificial para operar no mesmo nível de um médico humano, simplesmente fazendo-o assistir a vídeos de cirurgias.

Utilizando aprendizado por imitação, os pesquisadores treinaram um robô do sistema cirúrgico da Vinci, que custa cerca de 2,5 milhões de dólares, para executar três tarefas fundamentais em procedimentos cirúrgicos: manipulação de agulhas, elevação de tecido corporal e sutura.

Em cada uma dessas tarefas, o robô, treinado com o modelo da equipe, realizou os procedimentos cirúrgicos com a mesma destreza de médicos humanos.

O robô combinou aprendizado por imitação com uma arquitetura de machine learning similar à que sustenta o ChatGPT, mas utilizando uma linguagem que traduz os ângulos dos movimentos robóticos em cálculos matemáticos.

“É realmente impressionante ter esse modelo, onde tudo o que fazemos é fornecer imagens da câmera, e ele consegue prever os movimentos robóticos necessários para a cirurgia. Acreditamos que isso representa um avanço significativo em direção a um novo horizonte na robótica médica”, disse Axel Krieger, autor sênior do estudo e professor assistente do Departamento de Engenharia Mecânica da JHU.

Veja mais sobre tecnologia!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin