Os robôs estão cada vez mais inteligentes, e a prova disso é o IBM Watson, que é capaz de substituir mais de três dezenas de empregados de uma empresa de seguros no Japão.
De acordo com o jornal The Mainichi, o robô, que é considerado uma plataforma de computação cognitiva, realizou o trabalho com a eficiência de 34 funcionários.
Ele funciona sob uma base de análise de dados com inteligência artificial. Há centenas de funções as quais ele pode executar, e ele “pensa” como um ser humano. Com a vantagem de que pode interpretar imagens, áudios, textos com mais precisão e sem a necessidade de estarem organizados.
Robô substitui pessoas para realizar trabalhos de análise
O Watson agora trabalhará na Fukoku Mutual Life Insurance Company, lendo documentos médicos e definindo preços para cada tipo de seguro.
A empresa investe US$ 1,7 milhão e mais US$ 128 mil de manutenção diária para contratar o empregado cibernético.
Se der certo, a empresa poupará mais de US$ 1 milhão por ano.
Este robô ficou famoso em 2011, quando venceu humanos em um programa de perguntas e respostas. Agora, os planejamentos são para usá-lo para reduzir custo e melhorar o atendimento das empresas.
A única pergunta que fica é: se os robôs tomarem grande parte da força de trabalho, o que acontece com os empregos?
Quem sabe adotar alguma ideia revolucionária, como a de Elon Musk. Definir um salário para todas as pessoas ganharem quando a mão-de-obra robótica for instaurada.
Lembrando de Animatrix em 3….2…1…