Depois que a Netflix dominou os serviços de streaming e chegou a 200 milhões de assinantes, este número começou a cair. E após perder alguns milhões de assinantes no mundo todo, parece que os serviços de streaming começam a reduzir a quantidade de novos filmes e séries.

Produzir muitos filmes e seriados ajudou a essas plataformas a ganharem muitos assinantes. Mas esse investimento pesado nem sempre é significado de lucro. E esta é a razão para muitas séries serem canceladas ou nem saírem do papel.

De acordo com uma pesquisa da Ampere Analysis, o número de roteiros de filmes e séries encomendados por empresas de conteúdo audiovisual diminuiu 24% no segundo semestre do ano passado, em comparação ao fim de 2021.

Como o modelo da Netflix é com base em assinatura, onde o consumidor paga um valor fixo e assiste como quiser, este negócio ficou um pouco engessado, e não há diversificações na geração de dinheiro.

Eis que surgiu a ideia de inserir um plano pago no serviço. Ou seja, com publicidade. Um plano mais barato mas que oferece anúncios. Assim, a Netflix pode faturar com a venda de publicidade e ganhar mais dinheiro ainda do que os assinantes que pagam o valor cheio para assistir sem anúncios.

Agora, vamos ver o quanto as pessoas aderem a este novo plano. E, dependendo de como as coisas acontecerem para a Netflix daqui para frente, até pode ser que a produção de novos filmes e séries aumente.

Por enquanto, podemos esperar menos lançamentos do que no passado, levando em conta a “crise” e saturação do mercado para esse tipo de conteúdo. Afinal, não é só a Netflix que participa dessa disputa. Há concorrentes de peso como HBO, Amazon Prime, STAR+, Disney+, Apple+ e diversos outros canais e serviços.

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