A Sony criou um exoesqueleto robótico especial que pode ajudar músicos, principalmente pianistas, a tocarem mais rápido.
O aparelho move os dedos automaticamente e, de acordo com os pesquisadores, ele aumentou a velocidade dos dedos de pianistas experientes após apenas 30 minutos de uso.
O exoesqueleto funciona levantando e abaixando cada dedo separadamente, até quatro vezes por segundo, com motores instalados na base de cada dedo.
Para o teste, 118 pianistas experientes foram recrutados. Eles começaram a tocar antes dos 8 anos e praticaram por mais de 10.000 horas.
Primeiro, os músicos praticaram uma música durante duas semanas até atingirem seu limite. Depois, fizeram uma sessão de 30 minutos usando o exoesqueleto, que movimentou os dedos da mão direita em padrões variados, ora simples, ora complexos, e em diferentes velocidades.
“Sou pianista, mas me machuquei por treinar demais. Fiquei preso nesse dilema de praticar muito ou evitar lesões. Então pensei: preciso encontrar uma forma de melhorar sem forçar tanto a prática,” explicou Shinichi Furuya, pesquisador do Sony Computer Science Laboratories, em Tóquio.
Veja mais sobre tecnologia.