O universo de The Mandalorian está prestes a dar um salto para as telonas, mas um antigo projeto cancelado pode estar ganhando uma nova chance. Com The Mandalorian e Grogu marcado para chegar aos cinemas em maio de 2026, o primeiro filme de Star Wars desde A Ascensão Skywalker (2019), a Lucasfilm parece estar reorganizando sua estratégia, deixando de focar tanto no streaming para transformar novamente seus lançamentos em grandes eventos cinematográficos. Mesmo assim, o Disney+ ainda terá novidades, como a segunda temporada de Ahsoka, prevista também para 2026, e a animação Maul: Shadow Lord, que será lançada antes disso.
Entre os projetos que ficaram pelo caminho, um dos mais comentados é Rangers of the New Republic. A série foi planejada para acompanhar The Book of Boba Fett e Ahsoka, mas acabou engavetada após a demissão de Gina Carano, intérprete de Cara Dune, devido a publicações polêmicas nas redes sociais. Oficialmente, Lucasfilm nunca ligou a demissão diretamente ao cancelamento, mas a coincidência foi suficiente para alimentar a teoria entre os fãs.
Agora, a situação mudou. Carano processou Disney e Lucasfilm por discriminação e demissão sem justa causa, e as partes chegaram a um acordo. Em um comunicado, o estúdio surpreendeu ao afirmar que está aberto a “identificar oportunidades de trabalhar com a atriz no futuro próximo”. Na prática, isso reacende as chances de Carano voltar ao papel de Cara Dune e, com isso, de Rangers of the New Republic renascer de alguma forma.
O retorno da personagem faria sentido não apenas pelo apelo que ela tinha junto ao público, mas também pela importância que desempenhava nas histórias envolvendo a Nova República, um arco narrativo que ainda é essencial para o futuro da saga. O roteiro nunca excluiu completamente a possibilidade de seu retorno, e como o filme de Dave Filoni promete reunir vários personagens e tramas do chamado “Mandoverse”, incluir Cara Dune novamente pode ser uma jogada natural.
Vale lembrar que, mesmo cancelado, o conceito de Rangers of the New Republic já foi parcialmente aproveitado em outros produtos, como a terceira temporada de The Mandalorian e a primeira de Ahsoka. Ainda assim, essas histórias da Nova República ficaram fragmentadas e, muitas vezes, deslocadas, um problema que uma produção dedicada poderia resolver.
Embora ainda seja cedo para afirmar que a série voltará exatamente como foi concebida, a reaproximação entre Carano e Lucasfilm deixa claro que a porta está aberta. Seja como protagonista de um novo projeto, seja como parte de outra série ou até do filme que está por vir, a possibilidade de ver Cara Dune novamente no universo de Star Wars está mais viva do que nunca.
The Mandalorian e Grogu estreia em 22 de maio de 2026. Todas as temporadas de The Mandalorian estão disponíveis no Disney+.
Veja mais sobre séries e TV!