Pesquisadores estão a caminho de dar um passo além no reconhecimento de pessoas – que são comuns em aeroportos com sistemas automáticos que reconhecem rostos. Agora, a ciência trabalha em uma inteligência artificial que reconhece o andar das pessoas.
Cientistas das Universidades de Manchester e Madri se juntaram para desenvolver uma tecnologia relacionada ao modo de andar de pessoas. E ela parece bastante precisa.
Os testes incluíram 127 pessoas que caminharam mais de 20 mil passos cada, e a tecnologia foi capaz de identificar essa gente com um índice de 99% de acerto.
Os pesquisadores dizem que a tecnologia trabalha com 24 diferentes fatores, e que cada pessoa tem um modo único, singular e padrão de andar. Portanto, torna bem difícil de enganar o sistema.
Além disso, o sistema não trabalha com câmeras, mas sim com sensores no chão que detectam as pegadas – o que torna ainda mais difícil enganar a IA.
Isso significa que os sensores reconhecem com precisão como a pegada atinge o chão e precisamente qual a força que cada pessoa aplica ao andar.
A princípio este sistema pode fazer parte de aeroportos, e depois passar a fazer parte de estações de trem, ônibus ou até empresas e sistemas residenciais.
Um modelo disso foi abordado também na série do Justiceiro, da Netflix. Só que, no caso, a tecnologia usava câmeras para detectar o modo de andar das pessoas.