Imagina só se nós humanos tivéssemos um sexto dedo? Bem, é isso que os pesquisadores da Universidade de Cambridge resolveram criar.
Eles desenvolveram um dispositivo desse tipo para ajudar a melhorar a qualidade de vida de indivíduos saudáveis que desejam aumentar sua produtividade.
O Third Thumb é usado pelo usuário no lado oposto da palma em relação ao polegar biológico e é controlado por um sensor de pressão colocado sob cada dedão ou do pé inteiro.
O polegar é puxado pela mão pela pressão do dedão do pé direito, enquanto a pressão exercida com o dedão do pé esquerdo o puxa em direção aos dedos. Simplificando, a extensão do seu movimento é proporcional à pressão aplicada, e ao liberar a pressão, ele volta à sua posição original.
Essa mesma tecnologia também pode oferecer novas formas de interação com o ambiente para pessoas com deficiência.
“Essas tecnologias abrem novas e empolgantes oportunidades que podem beneficiar a sociedade, mas é vital que consideremos como elas podem ajudar todas as pessoas igualmente, especialmente as comunidades marginalizadas que muitas vezes são excluídas da pesquisa e desenvolvimento de inovações. Para garantir que todos tenham a oportunidade de participar e se beneficiar desses avanços emocionantes, precisamos integrar e medir explicitamente a inclusão nas etapas mais iniciais possíveis do processo de pesquisa e desenvolvimento,” disse a Professora Tamar Makin, da Unidade de Ciências do Cérebro e Cognição do Conselho de Pesquisa Médica (MRC) da Universidade de Cambridge.
Veja um vídeo de teste da tecnologia abaixo.
O dispositivo com o sexto dedo
Veja mais sobre tecnologia!