Um timelapse desenvolvido pela empresa francesa Dessault Systèmes apresenta a criação da Catedral de Notre-Dame desde 1163 até 1345, uma das mais antigas do estilo gótico do mundo.

O monumento mais importante da capital francesa pegou fogo no dia 15/04 e, apesar dos danos sofridos, bombeiros garantem que a estrutura da catedral se mantém preservada. A construção não desabou devido ao sistema complexo de reforço dos muros projetados pelos arquitetos medievais.

A triste ironia é que há fortes indícios de que o incêndio foi resultado de um acidente durante a reforma no telhado da catedral, um dos muitos projetos que preservaram a arquitetura de 900 anos.

Até o momento, profissionais investigam a gravidade dos danos sofridos, também pelo patrimônio artístico que o local abriga. O presidente da França, Emmanuel Macron, já declarou que a Catedral de Notre-Dame será reconstruída por todos. Mas ainda é cedo para sabermos se a construção perderá sua aura antiga, e o que isso pode significar para os parisienses e para o mundo.

O vídeo abaixo apresenta uma reprodução em 3D da construção da catedral, iniciada em 1163 e concluída inteiramente mais de cem anos depois.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin