Games Reviews de Games

Triangle Strategy para PS5 e Xbox entrega excelente game de estratégia e RPG para os consoles; Leia nosso Review

Lançado originalmente em março de 2022 para Nintendo Switch (Leia nosso review!) com aclamação moderada, Triangle Strategy recebeu agora versões para PlayStation 5 e Xbox Series X|S em 20 de agosto de 2025, um verdadeiro shadow drop (lançamento inesperado e não anunciado) que pegou muitos de surpresa durante a Gamescom 2025. A chegada desta versão nas plataformas de nova geração trouxe à tona expectativas de uma experiência aprimorada e, em muitos sentidos, ela entrega.

Nós jogamos e vamos contar para você os principais pontos deste game, agora em versão para o console da Sony e da Microsoft.

Mais bonito e mais fluido

A primeira diferença entre as novas versões é o visual e desempenho. Enquanto no Nintendo Switch rodava em 720-900p em 30 FPS, as novas versões chegam em 4K e 60 FPS. Além disso, os tempos de carregamento são bem menores e os gráficos são mais nítidos, com o característico visual 2D-3D.

Isso transforma o já belo estilo HD-2D de Triangle Strategy em algo ainda mais impressionante, com texturas nítidas, efeitos de iluminação detalhados e animações que finalmente fazem justiça à ambição visual do título.

Na versão para Nintendo Switch, há também determinados momentos que observamos queda de quadros, enquanto na nova versão isso não existe.

Basicamente são essas as diferenças. De resto, o game em geral é idêntico em todas as plataformas.

Narrativa e decisões

A alma do jogo continua intacta. Você lidera Serenoa Wolffort em uma guerra entre três nações, e cada escolha política, Moralidade, Utilidade ou Liberdade, define seu caminho através de um sistema de Scales of Conviction e votação entre aliados. São quatro finais distintos, incluindo um “final de ouro”, e caminhos que muitas vezes se convergem na narrativa antes do clímax. A profundidade moral e a re-jogabilidade são destaques.

Áudio e Trilha Sonora

A trilha de Akira Senju é maravilhosa, e acompanha com maestria a narrativa. Tensa em momentos que precisam de atenção, épica em momentos de batalhas. Além da intimidade na hora de momentos que trazem o peso emocional das decisões.

A dublagem, disponível em inglês e japonês, continua robusta, embora com alguns altos e baixos em termos de consistência.

Mecânicas de jogo interessantes, mas falta profundidade

O combate tático brilha com cenários que exigem uso criativo do terreno, elevação, água, pilares e armadilhas são elementos que enriquecem cada encontro. No entanto, faltam sistemas de personalização profunda: árvores de habilidades simples, poucos equipamentos, nada que sustente longas experimentações. A ausência de conteúdo adicional fora da história principal como missões secundárias, exploração livre, deixa a campanha com menos amplitude do que muitos esperariam.

Bastante conversa para pouca pancadaria

Longos diálogos, cutscenes demoradas e poucos momentos de gameplay podem tornar as fases iniciais lentas demais. A saturação de exposições retira um pouco do impacto dramático e torna o jogo pesado para quem busca ação constante. Ou até mesmo curtem mais ritmo e atividade.

Conclusão

A versão de Triangle Strategy para PlayStation 5 e Xbox é um upgrade substancial sob a perspectiva técnica: fluidez, definição e imersão elevam o pacífico universo HD-2D às alturas. O jogo em si permanece rico em política, dilemas éticos e batalhas inteligentes, presas apenas por um ritmo que por vezes se arrasta e mecânicas pouco profundas. Para quem busca profundidade narrativa aliada à estética refinada, é uma versão definitiva. Se você valoriza portabilidade, aí, sem dúvida, o Switch continua com sua vantagem única. Mas para uma experiência de alto impacto visual e desempenho, a nova versão entrega.

##

Nota final: 4/5

Avaliação: 4 de 5.

Site oficial do jogo.

Veja mais reviews de games!

Jornalista há mais de 20 anos e fundador do NERDIZMO. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru, BABOO e já forneceu conteúdo para os principais portais do Brasil, como o UOL, GLOBO, MSN, TERRA, iG e R7. Também foi repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin