Desde Final Fantasy Tactics, lançado para PlayStation há 25 anos, os fãs ficaram um tanto órfãos de excelentes jogos de RPG tático. Claro, existiram lançamentos interessantes, mas nada realmente de peso e que realmente atraísse o público fiel de um dos mais clássicos gêneros.

Convenhamos: não é sempre que um RPG tático prende tanto. Normalmente ou você ama ou odeia logo de cara. Bem 8 ou 80, o que deixou muitos apaixonados sedentos por aventuras mais legais ao longo dos anos.

Triangle Strategy, desde o seu anúncio, foi apelidado de “o sucessor de Final Fantasy Tactics” e prometia bastante ao público. Obviamente, isso gerou uma hype imensa. A promessa de finalmente ver um jogo espetacular do gênero em nossas mãos.

Felizmente, a desenvolvedora de Octopath Traveler entregou um game conciso, visualmente deslumbrante e que realmente faz jus aos títulos do gênero.

E neste review, você entende o porquê.

A possibilidade da escolha de Triangle Strategy

Embalado pela história de Triangle Strategy, vemos uma região que se divide em casas honrosas e são ligadas por interesses comerciais ou antigas guerras. O jogo coloca você no papel de um pequeno lorde em ascensão que acaba de ganhar o título e ter o seu território delimitado.

Com isso, a herança se expande também para a moral que o pai do protagonista conquistou com o tempo. Ou seja, você precisará honrar o sobrenome que carrega também. Assim, uma bolha de intrigas estoura e muitos problemas passam a rondar o reinado. E é hora de você tomar o papel de um fiel (ou não) líder, protegendo o seu povo e formando novos aliados.

Você fará amigos, mas tem ainda mais que serão seus inimigos

Diferente dos jogos do gênero, o desafio de Triangle Strategy não está apenas nas batalhas, mas também nas escolhas morais que você faz todo o tempo. Todas elas baseadas em diferentes vertentes da história e rumos dos personagens. E, assim, dão uma profundidade bem maior ao jogo. Você precisa pensar nas vidas que estão ao seu lado, no destino do povo, nas decisões políticas, enfim, em basicamente tudo.

Muitas vezes a gente se vê até pensando nos próprios valores para definir uma escolha ou outra. Isso é um trabalho magnífico de roteiro, que claramente foi muito bem pensado para não colocar apenas Serenoa em cheque, mas você junto. Neste ponto, a equipe de escritores está de parabéns.

Suas escolhas vão guiar essa galera toda ao grand finale

Gráficos que enchem o coração de qualquer gamer retrô

Essa sacada vem aliada a gráficos que mesclam o 3D e 2D, em um visual deslumbrante e que enche os olhos de qualquer fã de JRPG antigo. Caso já tenha visto obras como Bravely Default e até mesmo Live A Live, é neste teor de qualidade.

A produção competente de Triangle Strategy se estende para as batalhas, que realmente testam nossa capacidade estratégica e quase sempre não são simples de vencerem.

Em alguns momentos, é preciso usar com sabedoria os combos, poderes e até mesmo escolher personagens do seu elenco para cada batalha. Tudo depende do seu estilo de jogo e preferências de combate, assim como a estratégia de seus oponentes.

Use suas táticas com sabedoria

Posicionar os heróis é essencial, já que o alcance de seus movimentos pode fazer toda a diferença durante os conflitos. E basicamente cada um segue diferentes tipos de guerreiros, magos, ladrões e arqueiros. Não há definição ou escolha de classe, mas há muitos personagens que se juntam ao grupo e oferecem grande variedade de opções em sua tática.

É possível também comprar, ganhar em batalhas e equipar itens que oferecem bônus. E aprimorar a classe de cada personagem nas tendas – o menu de gerenciamento que pode ser acessado a qualquer momento entre uma fase e outra. Assim você até ganha uma certa vantagem, mas no seu lugar eu não ficaria muito acomodado.

Você pode acessar as tendas de qualquer lugar do mapa

História e batalha na medida certa

Se engana quem pensa que Triangle Strategy é um jogo totalmente focado em combate. Ao contrário de outros jogos do gênero, a história, aventura e descoberta, tem a mesma parcela de importância do que as batalhas. Você tem até períodos de exploração para se situar melhor nos locais.

Porém, mantenha-se atento que este é um jogo muito contemplativo. Ou seja, você passa grande parte dele imerso na história, nas intrigas e reviravoltas, e fazendo parte das importantes decisões que rondam a região.

Como recompensa de um jogo muito bem feito, há as batalhas elaboradas com maestria que nenhum fã de RPG tático vai botar defeito.

Em terral ou alto mar, nunca abra mão da estratégia

São diversos tipos de golpes e magias possíveis. Desde fogo, gelo, até envenenamento, cura, buffs que geram combinações ilimitadas para o seu grupo.

À medida que você recruta mais personagens, é possível escolher quais os favoritos e fazer a sua “equipe dos sonhos”. E se não for forte o suficiente para a batalha, é só treinar um pouco na taverna. De resto, basta mergulhar na trama e se divertir com um dos maiores RPGs táticos que chegaram nos últimos anos.

Se você ainda está em dúvida e não quis adentrar ainda em franquias maiores como Fire Emblem ou Brigandine, essa é a pedida ideal e que fã algum de tramas como Game of Thrones botariam defeito.

Triangle Strategy está disponível agora no Nintendo Switch e nos PCs, através da Steam. Veja mais sobre Games!

Inscrever-se
Notificar de
guest

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Jonathan Santiago
Jonathan Santiago
1 ano atrás

A equipe traduções PKG traduziu para PTBR este game fantástico e funciona na versão da steam. Jogar em PTBR este game dá uma oitra imersão. Jogo Fantástico

Pin