A trilha de Star Wars foi criada pelo mestre John Williams e é uma das mais conhecidas do mundo. E o músico Howard Ho, que oferece algumas curiosidades interessantes sobre o mundo da música, analisou e explicou um pouco sobre o segredo dessas composições.

“John Williams compôs os temas da Marcha Imperial e do Fanfarra Rebelde para representar os mocinhos e os vilões no universo de Star Wars. Mas musicalmente, cada tema faz e não faz o que esperamos, porque John Williams brincou com nossas expectativas com notas maiores e menores. É por isso que isso funciona!”

É apontado que a “Marcha Imperial” na verdade se baseia na passagem final da “Sinfonia Pastoral” de Beethoven, que é uma frase musical com som alegre. No entanto, quando é tocada na tonalidade menor, ela se torna muito mais sinistra:

“Acordes são importantes, mas eles são o fundo. Além do fundo, há também um primeiro plano musical, o que significa uma melodia que se sobrepõe aos acordes… a Melodia Imperial… É ameaçadora. Bem, tirada do contexto, esta é na verdade a estrutura de um acorde maior, neste caso, Mi bemol maior. A Marcha Imperial tem o tipo mais feliz de melodia que você pode escrever, e ainda assim aqui está sendo usada na tonalidade menor.”

Ho continua falando sobre a “Fanfarra Rebelde” e como ela é o oposto, sendo uma frase menor tocada como uma melodia maior. Ele explica:

“A Marcha Imperial é tocada para os vilões, mas sempre que vemos os vilões, eles estão cheios de poder militar… eles são muito bem financiados e opressivamente bem organizados. Então, de certa forma, a melodia em tom maior representa o poder militar e a força deles… enquanto a melodia diminuída dos Rebeldes é exatamente isso. Eles estão sempre fugindo, mal financiados… seus recursos são literalmente diminuídos pelo Império, e assim, mesmo que seu heroísmo mereça um acompanhamento de acorde maior, o primeiro plano é a realidade diária deles, sob a ameaça constante de serem aniquilados.”

Assista o vídeo abaixo (em inglês) e saiba mais.

A Trilha de Star Wars e suas diferentes melodias

Veja mais sobre música e cinema!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin