Pássaros cantando, quedas d’água das cachoeiras, folhas das árvores balançando pelo vento, sons emitidos por diferentes espécies que habitam as florestas: os sons da natureza do mundo todo estão reunidos em um mapa sonoro. Sounds of the Forest é um site que coleciona as peculiaridades sonoras de diferentes regiões do planeta.
“Estamos coletando os sons de bosques e florestas de todo o mundo, criando um mapa sonoro crescente que reúne tons sonoros e texturas de bosques do mundo”, diz a descrição do site.
Se trata de uma plataforma colaborativa, onde os arquivos de áudio estão organizados em um mapa-múndi. Você pode explorar os sons da biodiversidade de todos os continentes, clicando nos ícones respectivos do mapa. Em cada um deles, você encontra informações sobre a localização onde o som foi gravado e um player do Soundcloud.
O projeto foi desenvolvido por profissionais de diferentes nacionalidades. Entre eles artistas, fotógrafos, profissionais de som, pesquisadores e professores. Os registros sonoros estão disponibilizados em alta qualidade.
A experiência sensorial é um deleite para os dias de confinamento, também para os amantes da natureza. É interessante colocar os fones de ouvidos, fechar os olhos e imergir nessas flores que, por conta da distância geográfica, não teríamos a oportunidade de desfrutar.
Em Madagascar ouvimos os barulhos de Lêmures na floresta de Andasibe. Na Itália, os cantos de pássaros na Villa Salviati, em Florença. Na floresta em Sorreisa, Noruega, pássaros e quedas da cachoeira.
Acesse a biblioteca neste link. E se você quiser enviar sua própria gravação para fazer parte do mapa, encontre mais informações neste link.
Leia mais sobre Meio Ambiente!