Os gatos são criaturas autossuficientes e independentes, mas eles também precisam de companhias para mantê-los saudáveis e felizes. Seja pelas responsabilidades do dia a dia ou por uma viagem de férias, o robô Ebo foi projetado entreter seu companheiro felino enquanto você está fora de casa.
A invenção tem como objetivo sanar a solidão que atinge os gatos quando não têm estímulo adequado: eles podem desenvolver depressão, obesidade e outros graves problemas de saúde.
“Estamos cientes da taxa crescente de obesidade e negligência de animais de estimação nos últimos anos, e queríamos criar uma solução”, explicam os engenheiros do Ebo. “Reunimos nossas mentes e, depois de trabalhar em mais de 100 iterações e passar por perigosas rodadas de testes, temos o orgulho de finalmente mostrar o Ebo ao público”.
O robô de formato redondo tem pouco mais de 2cm de altura. Ele mapeia e verifica o ambiente para garantir espaço suficiente para suas manobras, e usa sensores para evitar obstáculos. Quando está com pouca bateria, ele volta sozinho para a estação de carregamento até estar pronto para funcionar novamente.
Para que o gato nunca fique entediado, o Ebo possui uma função de aprendizado que analisa o comportamento do felino e desenvolve novos movimentos para sempre chamar sua atenção. Ele pode, inclusive, imitar algum outro bicho através de uma mistura dinâmica de som, movimento e luz.
Os donos ainda podem monitorar o bem-estar dos gatinhos: o robô se conecta ao Wi-Fi e possui um aplicativo personalizado que dá acesso à câmera – que também permite tirar fotos e gravar vídeos. Quem quiser participar da brincadeira pode controlar lasers para interagir diretamente com seu bichinho.
Não é à toa que o Ebo começou como projeto de crowdfunding no Kickstarter e foi financiado completamente em menos de 10 minutos. Se seu coração aperta toda vez que você sai de casa e deixa seu gato sozinho, esse robô certamente é um sonho.
Saiba mais neste link.
Leia também: Gatos criam vínculos de apego como os bebês