Cientistas da Universidade de Sussex criaram hologramas que podem ser sentidos e ouvidos, diferentes daqueles existentes atualmente – e que são usados em concertos musicais, por exemplo.

O sistema foi criado utilizando tecnologia vintage, e a pesquisa foi publicada na revista Nature.

Chamado de Multimodal Acoustic Trap Display (MATD), o dispositivo funciona usando ondas de ultrassom para prender e mover uma esfera de poliestireno com dois milímetros de largura no ar. O cordão traça a forma de um objeto em três dimensões, enquanto os LEDs brilham em vermelho, verde e azul.

Como se move muito rápido, o olho humano só consegue ver a forma completa – e a ilusão de uma série de quadros por segundo gera uma imagem que se move.

“Nossa nova tecnologia se inspira em TVs antigas que usam um único feixe de cor digitalizando ao longo da tela tão rapidamente que seu cérebro a registra como uma única imagem”, disse o pesquisador Ryuji Hirayama em comunicado à imprensa. “Nosso protótipo faz o mesmo usando uma partícula colorida que pode se mover tão rapidamente em qualquer lugar do espaço 3D que a olho nu vemos uma imagem volumétrica no ar”.

O uso de ondas de ultrassom permite que o dispositivo produza ruído audível, além de uma sensação física.

Os pesquisadores preveem versões mais avançadas no futuro do dispositivo, usando várias esferas para criar hologramas ainda mais detalhados.

“O MATD foi criado usando componentes de baixo custo e disponíveis comercialmente”, disse Hirayama no comunicado de imprensa. “Acreditamos que há muito espaço para aumentar sua capacidade e potencial”.

Hologramas que podem ser sentidos e ouvidos

Veja mais sobre tecnologia!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin