No curta-metragem Nature by Numbers, o artista gráfico Cristóbal Vila oferece uma explicação visual e fascinante da sequência de Fibonacci na natureza.

A sequência foi descrita pelo matemático italiano Leonardo Pisa, em 1202, quando ele considerou o crescimento de uma população de coelhos hipotética. Segundo ele, se trata de sequência infinita, formada pela soma de cada numeral com o número que o antecede. Começando pelo 0 e 1.  

Inicialmente, ela ficaria assim: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144 e assim por diante.

Quando os números são organizados de maneira geométrica, podem formar o Retângulo de Ouro, que tem a seguinte estrutura: quando dividido em um quadrado e em outro retângulo, o novo retângulo será semelhante ao original.

Dentro deste retângulo, quando um arco é desenhado seguindo sua sequência numérica, é possível traçar uma espiral perfeita: a Espiral de Fibonacci.

Essas estruturas geométricas são representadas de maneira dinâmica no curta Nature by Numbers. A animação 3D apresenta uma visão macro dos detalhes de elementos da natureza, mostrando seus padrões matemáticos.   

Em uma concha de Nautilus vemos a forma perfeita da Espiral de Fibonacci. No centro da flor de girassol, suas sementes foram espirais seguindo a proporção da sequência de Fibonacci. O mesmo acontece nas asas de uma libélula.

A sequência de Fibonacci pode ser observada em diversos fenômenos da natureza, organismos vivos e, especialmente, nas estruturas vegetais. O que já é suficientemente fascinante. Ainda mais quando você aprende a identificá-la.

Uma explicação visual da sequência de Fibonacci na natureza


Leia também: Transcient – curta-metragem compila incríveis tempestades em timelapse

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin