A empresa Flawless AI criou uma rede neural que sincroniza lábios em dublagens de filmes, o que eliminaria toda aquela irrealidade que vemos na boca dos atores em relação ao que eles estão falando.
Lembra dos filmes antigos de Kung-Fu? Em que as dublagens saíam totalmente diferente do que os atores expressam? Isso até virou um programa do Hermes e Renato, o Tela Class. Bem, essa tecnologia visa acabar com essas diferenças.
É um uso muito legal da tecnologia deepfake, embora os resultados não sejam particularmente bons e ainda estão em desenvolvimento.
Além disso, se você está assistindo a um filme com dublagens em vez de legendas, você já está fazendo errado.
É completamente desastroso do ponto de vista cinematográfico assistir dublado, pois você perde totalmente a atuação de quem quer que seja ali na tela. Não tem nem como imergir no filme com uma voz dublada ali.
Talvez funcione para desenhos. Mas mesmo assim, não é a versão original apresentada.
No exemplo que vemos abaixo, há uma versão de demonstração da Flawless AI, que apresenta Forest Gump usando a tecnologia, em versões dubladas de japonês e espanhol.
Será que isso realmente pode ser usado no futuro para melhorar a sincronização labial? Bem, se usam em games, poderiam usar em filmes também.
A Rede Neural que sincroniza lábios
A linha de demonstração
Forest Gump dublado em japonês
Forest Gump dublado em espanhol
Veja mais sobre tecnologia!