Vacina para as abelhas criada de cogumelos pode salvar insetos da extinção

As abelhas estão morrendo em números exorbitantes. E isso é preocupante. Mas há uma salvação.

De acordo com uma pesquisa publicada no jornal Scientific Reports, um extrato de cogumelo pode servir de vacina para as abelhas contra este mal. E até aumentar a população destes insetos em todo o mundo.

Os cientistas acreditam que os sintomas do chamado “desordem do colapso de colônias” que atinge as abelhas pode ser causado por muita coisa: desde poluição até vírus.

Fungos amigos e a vacina para abelhas

Um micologista de Washington chamado Paul Stamets notou que as abelhas pareciam atraídas por gotículas de água nos cogumelos de seu jardim.

Depois que surgiram as notícias sobre o colapso das abelhas, Stamets lia sobre propriedades antivirais dos fungos para os seres humanos. Logo ele se perguntou se isso funcionaria também para as abelhas.

Ao organizar um experimento com colegas da Universidade do Estado de Washington, ele descobriu que o açúcar contido na água de cogumelos de fato ajuda os insetos a combaterem dois vírus ligados ao colapso das abelhas.

O experimento ainda precisa ser replicado e testado mais vezes, mas de fato é uma excelente notícia para a tentativa de reestabelecimento do equilíbrio que as abelhas proporcionam à Terra.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin