O Vaticano revelou uma nova mascote, um novo rosto para o mundo da cultura pop: Luce, uma personagem estilo anime.
Criada para se conectar com o público jovem e promover o Ano Santo de 2025, Luce encarna o tema Jubileu, “Peregrinos da Esperança”.
Com cabelos azuis e uma capa de chuva amarela, Luce simboliza a superação das tempestades da vida com fé. Durante o lançamento de Luce em 28 de outubro de 2024, o Arcebispo Rino Fisichella destacou que a Igreja deseja alcançar os jovens onde eles estão, abraçando a cultura que os toca atualmente.
Criada por Simone Legno, cofundador da marca de cultura pop tokidoki, Luce está vestida como uma peregrina, equipada com botas sujas de lama, um cajado e um brilho em forma de vieira nos olhos — símbolo da esperança no coração.
Sua capa amarela é inspirada nas cores da bandeira do Vaticano, e sua jornada de peregrinação busca lembrar as pessoas do caminho longo e desafiador da fé. Legno espera que Luce desperte emoções que ressoem com a nova geração.
A personagem não está sozinha, ela tem um cão de estimação chamado Santino e será acompanhada pelos amigos Fe, Xin e Sky em eventos internacionais.
A mascote fará sua estreia oficial na Lucca Comics and Games, uma das maiores convenções de cultura pop da Itália, antes de seguir para a Expo 2025 em Osaka, Japão.
Com essas aparições, o Vaticano espera que Luce represente a mensagem de unidade e renovação espiritual da Igreja.
O Ano Santo 2025, que ocorrerá de dezembro de 2024 a janeiro de 2026.
Veja mais sobre mundo geek!