O vídeo do menino que salva uma garota durante tiroteio na Síria é falso. Depois de ser divulgado por toda a Internet, agências de notícias e sites em geral, surgiram algumas imagens dos bastidores da filmagem.
No final das contas, trata-se de uma produção independente norueguesa, feita pelo Instituto de Filmes Norueguês e pelo Conselho de Arte da Noruega.
Chamado de “Syrian Hero Boy rescue girl in shootout” (“Menino sírio herói resgata menina em tiroteio”), este foi um dos vídeos mais assistidos na web em novembro. No vídeo, que publicados também aqui no Geekness, um menino supostamente arrisca a vida para salvar uma pequena garota em um ambiente hostil.
Fred Abrahams, da ONG internacional para direitos humanos Human Rights Watch, criticou a produção, dizendo que o vídeo “cria dúvidas aos vídeos e fotografias das reais atrocidade que têm emergidos na guerra da Síria”.
“Ao publicar um falso vídeo, Klevberg [o diretor] facilitou para os criminosos da guerra negar imagens reais de abusos”, escreveu Abrahams. “Mais amplamente, sua enganação ajudou a diminuir a confiança do público nos relatos da guerra. Futuros vídeos e artigos das atrocidades poderão ser sumariamente descartados quando a situação deveria ser exatamente o oposto”.
Confira o vídeo: