Já imaginou como é feita a limpeza no espaço? O vídeo que você confere abaixo mostra como o lixo espacial é recolhido por robôs.
A empresa japonesa Astroscale lançou sua nave ELSA-d a partir do Cosmódromo de Baikonur em março de 2021, no Cazaquistão, e esta semana eles lançaram um novo vídeo mostrando como sua próxima missão.
Chamada de Serviços de Fim de Vida, a nave capturará satélites usando um sistema de braço robótico.
Após se aproximar de um satélite inativo, a nave ELSA-M da Astroscale ajustará sua taxa de rotação para se alinhar e acoplar com ele. Em seguida, usa seus propulsores para diminuir a órbita da espaçonave antes de liberá-la em uma trajetória em direção à atmosfera da Terra para queimar.
Atualmente, existem mais de 27.000 fragmentos de detritos orbitais que precisam ser limpos.
“Agora oferecemos uma variedade de serviços em órbita em toda a empresa, fornecendo soluções robustas e responsáveis para operadores de satélites. A ADR está focada na remoção de satélites inativos ou detritos não preparados. Estamos empolgados em aproveitar nossa herança de missão e colaborar com a Agência Espacial do Reino Unido nesta missão pioneira para a nação”, disse Nick Shave, Diretor Executivo da Astroscale UK.
Confira o vídeo.
Como o lixo espacial é recolhido por robôs
Veja mais sobre ciência e tecnologia!
Um vídeo fraco, pra apresentar uma tecnologia tão importante..