Perspectiva é algo muito interessante. E aqui vamos discorrer sobre o fato de que você nunca viu o seu rosto. Apenas o reflexo dele em espelhos, ou fotografias.
A real é que os espelhos não mostram a realidade nua e crua, mas sim uma perspectiva invertida. Ou seja, o espelho de fato “espelha” a realidade, e assim nos vemos de forma “invertida”.
Em outras palavras, o espelho mostra exatamente aquilo que está à frente dele, que constitui nossa perspectiva daquela imagem.
A imagem que observamos ali não é a mesma que os outros enxergam.
Isso significa que na realidade, nunca nos vimos como realmente somos.
Existe, no entanto, algumas pessoas que criam uma experiência de “espelho que não inverte”. Desta forma, é possível ver como você realmente é, ou como é visto por outras pessoas.
Essa reação quando nos vemos é de estranheza, similar a quando escutamos nossa própria voz gravada.
No vídeo abaixo, você confere um experimento, onde algumas pessoas são convidadas a se verem em um espelho que não inverte.
Algumas pessoas chegam até a chorar, ou se emocionar, ao ver as mudanças que a perspectiva pode proporcionar.
Vale notar, no entanto, que mesmo no espelho não invertido, não é realmente como as outras pessoas o veem, embora “tecnicamente” seja.
A imagem é distorcida pela maneira como seu cérebro está acostumado a olhar para si mesmo. Isso explica, por exemplo, o transtorno dismórfico corporal, ou TDC, que é uma condição psiquiátrica em que o paciente se vislumbra de forma distorcida da realidade.
Outras pessoas não têm essa lente preconcebida de você, então, para elas, seu eu espelhado parece virtualmente igual ao seu verdadeiro eu.
Um tanto filosófico. Mas também muito curioso. Assista o vídeo!
Perspectiva: Você nunca viu seu rosto
Veja mais sobre web!
Legal