A fêmea Wikie, é a primeira orca capaz de pronunciar pelo menos cinco palavras em inglês e contar até três.
Ela mora em um parque marinho na França e seu treinamento integra uma pesquisa da Universidade de St. Andrews, na Escócia, sobre a capacidade de comunicação de animais entre si.
As orcas são os poucos animais, além de nós, humanos, que conseguem aprender a reproduzir novos sons apenas ao ouvir outros bichos.
“Em mamíferos, isso é muito raro”, diz Josep Call, um dos pesquisadores responsáveis pelo experimento.”Humanos obviamente são bons nisso. Curiosamente, os outros mamíferos que fazem isso bem são marinhos”, completa.
Wikie aprendeu a imitar palavras controlando a pressão no orifício que as orcas usam para expelir água e respirar.
Wikie: a primeira orca capaz de imitar palavras
No player abaixo, você pode ouvi-la imitando palavras.
Orcas selvagens compartilham de um dialeto próprio
Estes mamíferos são conhecidos por viverem em grupos que compartilham sons ou “dialetos” próprios. E ainda podem imitar outros da mesma espécie quando vivem livres no oceano.
O estudo no qual Wikie fez parte, possibilita uma explicação sobre essa capacidade de comunicação entre os animais.
“A orca que estudamos em cativeiro foi capaz de aprender a vocalização de outras orcas e também sons humanos, ao imitá-los. Portanto, esse resultado sugere que é plausível a explicação de por que orcas aprendem, no ambiente selvagem, os sons feitos por outras orcas e como desenvolvem dialetos”, explica Josep Call.
Jose Abramson, da Universidade Complutense de Madrid, na Espanha, que também participou da pesquisa, tem esperança de que um dia seja possível “conversar” com a orca Wikie.
“Sim, isso é concebível, se você usar sinais e descrições do que as palavras representam. Isso já foi feito antes como um famoso papagaio cinza e com golfinhos, usando linguagem americana de sinais e frases como: ‘Traga-me esse objeto’, ou ‘Coloque esse objeto em cima ou embaixo deste outro'”, ele diz.
Os golfinhos e baleias belugas também são os poucos mamíferos capazes de reproduzirem sons de outras espécies e uns dos outros. Algumas espécies de pássaros como papagaios e algumas de corvo também conseguem imitar palavras humanas.
[Com informações da BBC]