13º Distrito (Brick Mansions) - Crítica

O novo 13º Distrito (Brick Mansions) é um filme que não tem necessidade alguma de existir, levando em conta que ele é um remake de B13 – 13º Distrito (de 2004), que ganhou uma sequência em 2008 chamada de 13º Distrito – Ultimato.

Isso porque um dos protagonistas é David Belle, que participou também do filme original, e a história do filme e seus eventos acontecem da mesmíssima forma nesta nova versão – com a diferença que ao invés do francês Cyril Cuenel Raffaelli temos o finado Paul Walker no papel de policial e parceiro de David Belle.

Enquanto no longa de 2004 contamos com diversas piadas, um ritmo mais frenético e personagens mais divertidos, o remake cai na mesmice de centenas de outros filmes de ação, com a adição de que já vimos tudo o que ocorre na história.

13º Distrito (Brick Mansions) - Crítica

A trama se passa em torno de uma área da cidade de Detroit chamada Brick Mansions, onde a violência chegou a um nível extremamente elevado. Tremaine Alexander, o “prefeito” e rei do crime no local, gerencia todo o tráfico de drogas por lá, enquanto Lino (David Belle) tenta eliminar o tráfico.

Lino envolve em problemas com a polícia, tem sua namorada sequestrada pelo cruel Tremaine e acaba tendo de seguir um plano da polícia em parceria com Damien Collier (Paul Walker). A partir daí, os bons moços têm que entrar no 13º Distrito para resgatar não só a mulher, mas também uma bomba relógio roubada pelos criminosos a qual seria usada para explodir Detroit.

brick-mansions-03

As cenas de ação, lutas, tiroteios e principalmente as manobras de Le Parkour executadas por David Belle são demais. As coreografias, jogo de câmeras e ritmo dessas cenas são empolgantes e muito bem feitas. Tirando esses fatores, 13º Distrito é um filme mediano.

O roteiro deixa muito a desejar e o filme é lotado de clichês, como frases de efeito entre socos, chutes e arremessos de personagens em algum objeto. Você constantemente vai se perguntar: “Porque esse cara simplesmente não deu um soco ou até um tiro no inimigo, ao invés de arremessá-lo?”. Entre outras decisões babacas que os homens malvados tomam ao longo da aventura.

brick-mansions-04

O maior destaque vai para as peripécias de David Belle ao saltar entre prédios ou se enviar em locais que nuca esperávamos para traçar suas fugas. Mesmo que essa parcela de ação não fique tanto em evidência no filme e dê mais espaço para tiroteios ou pancadaria.

Enquanto isso, Paul Walker desempenha papel muito semelhante ao de seu personagem na série Velozes e Furiosos. Inclusive dirigindo carros durante perseguições em alta velocidade.

O veredito final é: deixe esta versão de lado e confira o filme original, B13 – 13º Distrito, lançado em 2004. É melhor em todos os aspectos. Se já viu os outros filmes da série e quer um pouco mais do mesmo, esta versão pode valer a pena para passar um tempo. Mas só.

Nota: 2/5

2estrelas

 Paul Walker, David Belle, RZA

13º Distrito (Brick Mansions)

Diretor: Camille Delamarre
Duração: 90 minutos.
Elenco: Paul Walker, David Belle, RZA
Lançamento: 19 de junho de 2014.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin