Sabe aquela sensação boa que você sente ao dar play nas suas músicas favoritas? Aquelas que fazem seu dia melhor e te fazem sorrir. A ciência explica que se trata de aumento dos níveis de dopamina no cérebro.

Um estudo conduzido pela Universidade de Lyon, na França, indica que ouvir as músicas que gostamos estimula a produção de dopamina.

A dopamina é um neurotransmissor que desempenha um papel importante em nossa função cognitiva, emocional e comportamental.

“Na vida cotidiana, os humanos buscam regularmente a participação em experiências altamente complexas e prazerosas, como ouvir música, cantar ou tocar, que não parecem ter nenhuma vantagem específica de sobrevivência. Compreender como o cérebro traduz uma sequência estruturada de sons, como a música, em uma experiência agradável e gratificante é, portanto, uma questão desafiadora e fascinante”, explica autora do estudo Laura Ferreri, professora de psicologia cognitiva na Universidade de Lyon.

No estudo, os pesquisadores manipularam a transmissão de dopamina através de farmacológicos em 27 voluntários enquanto ouviam música.

Os participantes foram divididos em três grupos. Com intervalo de uma semana, cada um recebeu via oral, levedopa (estimulante de dopamina), risperidona (inibidor de dopamina) e placebo (grupo de controle).

Ao avaliar os resultados, os pesquisadores registraram um aumento de produção do hormônio em voluntários que receberam o estimulante, enquanto quem recebeu o inibidor encontrou limitações em apreciar músicas.

“É importante ressaltar que não estávamos procurando por uma pílula mágica capaz de aumentar os sentimentos de prazer enquanto ouvíamos música. Estávamos interessados ​​em encontrar os mecanismos neuroquímicos que sustentam o prazer evocado pela música, e usamos uma abordagem farmacológica para tratar essa questão”, acrescentou Ferreri.

Ou seja, o estudo não indica que dopamina induzida através de farmacológicos pode aumentar seu prazer musical. Mas as músicas que você ama são capazes de produzi-la naturalmente.

Essa é também a explicação porque ouvimos repetidas vezes as músicas que gostamos, e até mesmo um dos benefícios que tocar instrumentos musicais proporcionam.

O estudo foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin