Diálogo, música e efeitos sonoros: apenas estes elementos fizeram os fãs imergir na trilogia original de Star Wars, quando foi adaptada em drama radiofônico, na década de 80, pela rádio americana NPR.
A “era de ouro do rádio” já tinha acabado décadas antes do lançamento do primeiro filme de George Lucas, em 1977. Mas um estudante da Universidade da Califórnia decidiu dar Força à radio novamente, sugerindo a ideia da adaptação ao reitor da universidade.
George Lucas fechou contrato com a KUSC, rádio da universidade, afiliada à NPR, e vendeu os direitos de rádio, música e efeitos sonoros da trilogia por apenas um dólar.
Fundada há apenas uma década antes, a NPR se viu sem experiência nem recursos necessários para lidar com um projeto tão ambicioso, então firmou coprodução com a BBC.
O primeiro drama radiofônico de Star Wars foi transmitido pela primeira vez em 1981. Os fãs puderam ouvir vozes familiares na adaptação, como a de Mark Hamill como Luke Skywalker e Anthony Daniels como C-3PO.
A adaptação do roteiro ficou nas mãos do autor de ficção científica Brian Delay, que se empenhou em adicionar e restaurar cenas do primeiro longa da trilogia original.
O primeiro filme adaptado se estendeu em 13 episódios, com duração total de 6 horas. E foi um sucesso: atraiu 750 mil ouvintes, em maioria, o público jovem.
Foi o maior evento de ficção científica nas rádios americanas desde que Orson Welles aterrorizou o país com sua adaptação de A Guerra dos Mundos, de HG Wells, mais de 40 anos antes.
O Império Contra-Ataca foi transmitido em 1983, e O Retorno de Jedi, após enfrentar desafios de desenvolvimento, em 1996.
Somada, a trilogia radiofônica tem 14 horas. E pode ser acessada no acervo do Internet Archive ou no YouTube, com edições de fãs que combinam os episódios originais a experiências de áudio contínuas.
Talvez essa adaptação não te faça muito sentido hoje em dia, já que somos consumidos por estímulos visuais. Mas você há de concordar que esta ideia é um dos exemplos da expansão inicial do universo Star Wars, que desde então tem ressoado em todos os tipos de mídia até hoje.
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