Visitamos o Anime Friends 2024, trazendo para vocês muitos detalhes que fogem à vista do público e que tornam este em um dos maiores eventos que celebra a Ásia (Japão e Coréia do Sul, mais especificadamente) no território da América Latina.
Repleto de atividades e de coisas para se fazer, o público tem muito mais a fazer além de ter um lugar onde pode comprar os itens favoritos de seus animes, mangás e HQs e aproveitar com toda a sua família ou amigos. E contamos para você o que teve nesta edição e o que esperar para as próximas.
Andando pelo Anime Friends 2024
O Anime Friends 2024 ocorreu entre os dias 18 e 21 de julho no Parque Anhembi (SP), reunindo 140 mil pessoas durante este período – um recorde de público.
De acordo com a organização do evento, foram mais de 50 atividades que puderam ser conferidas dentro dele – distribuídas por toda a área e também pelos dias que todos puderam conferir de suas atividades. E nesta 20ª edição, pudemos conferir bastante do que estava disponível para quem passou por lá.
Entre as atividades presentes, estavam aquelas que não podem faltar em qualquer evento do gênero: área de Just Dance, Batalha Campal, arena K-Pop, espaços temáticos e diversos palcos espalhados pelo Anime Friends 2024.
Alguns destaques que podiam ser vistos estavam nos espaços adicionais – que deram um tempero maior para o público sobre algumas obras e gêneros em específico. Um deles que realmente chamou a atenção era relacionado à Sakura Card Captors, levado pela Akiba Station – com diversos quadros, personagens em stands, produtos oficiais e até mesmo brindes exclusivos.
Também era possível jogar algumas partidas de Pokémon TCG dentro do estande oficial da COPAG, assim como participar de diversas atividades dentro do grande espaço. Além de venderem boosters, decks e pacotes especiais, eles também levaram a Sunny Brinquedos para mostrar as figuras oficiais da franquia por lá.
Outros grandes destaques que podia ver no Anime Friends 2024 eram áreas temáticas para os apaixonados por Tokusatsu (através da galera do TokuCast) e de Star Wars – que estavam bem animados, reunindo diversos cosplayers e itens conhecidos pelo público. Dá uma olhada nesta estante repleta de capacetes:
Espaço para games no evento
Os gamers também não tiveram do que reclamar no Anime Friends e era vista diversas atividades relacionadas aos jogos. Além de ver alguns estandes com vários videogames clássicos, também tivemos o que há de mais moderno por lá.
Uma estação completa que gira a 360º estava sempre com a fila lotada, por exemplo, assim como a área para jogos em realidade virtual – que seguia bem animada, diga-se de passagem. A Alienware também levou vários PCs de nova geração, permitindo que as pessoas pudessem aproveitar umas partidas com o máximo de desempenho possível na geração atual.
Nem mesmo os esports ficaram de fora, com presença de um estande colossal da RedDragon, assim como uma loja imensa da Team Liquid. Espalhado pelas áreas do Anime Friends 2024, também era possível ver várias estações de jogos com consoles de nova geração – como o PlayStation 5 e os Xbox Series.
Veja mais:
- Demon Slayer – Temporada 4 | Crítica
- Bleach e seu glorioso retorno aos holofotes
- Wind Breaker – Temporada 1 | Crítica
Área dos artistas
Outro aspecto que me surpreendeu bastante no evento foi no colossal espaço disponibilizado para os artistas dentro da Artists’s Alley. Ali, meus caros, vocês podiam encontrar de tudo: colantes, HQs e mangás nacionais, pôsteres, fanarts e o que puder imaginar de bacana e criado dentro do ambiente brasileiro.
Seria até injusto mencionar um ou outro que estava ali divulgando sua arte no Anime Friends 2024, com todos merecendo a atenção que receberam tanto desta edição do evento quanto dos fãs – já que era muito difícil andar por lá, sempre repleto de curiosos e pessoas buscando algo para levar de lembrança.
Além disso, grandes e pequenas editoras também marcaram presença por lá. A NewPop, JBC, Panini, Editora Europa e a Indievisível Press estavam pelo lugar e trazendo vários de seus conteúdos produzidos aqui no Brasil. Inclusive, neste último podia ser visto as novas HQs dos Power Rangers e também contou com a presença de Lucas Conti – autor de Full Metal Cria, novo RPG baseado em Medabots.
Atrações nos palcos do Anime Friends 2024
Algo que me encantou no Anime Friends 2024 foi a presença de vários palcos espalhados pelo evento, com diversas atividades em cada um. O público podia ver alguns animes dublados, conferir em primeira mão os anúncios de editoras como a JBC e diversas entrevistas com artistas nacionais e internacionais.
No sábado, por exemplo, eu acompanhei algumas delas – Takahashi Tanimoto, Hideaki Takatori e Shinichi Ishihara com sua presença de palco bem descontraída e a banda ROOKiEZ is PUNK’D foram os que mais me chamaram a atenção e não saí arrependido de lá.
Isso sem falar nos diversos shows, que além da banda que citei acima, também contou com ClariS, nano.RIPE, Miura Jam e ALI. Ou seja, não tinha como passar por lá e alegar que não tinha nada a se fazer – seja pelas diversas atividades que o Anime Friends 2024 disponibilizou como shows, lojas, entrevistas, jogos e vários outros.
Uma edição histórica
Chegando em sua 20ª Edição, o Anime Friends 2024 realmente foi um evento exemplar do início ao fim. A ida do metrô ao ônibus gratuita foi veloz, deixando grande parte do público na porta e voltando para o terminal para levar e buscar mais pessoas. Não notei nenhuma confusão nas filas e na organização, sendo de longe uma das entradas mais simples que tive em um evento do gênero.
Falar que foi perfeito, no entanto, é impossível. Assim como na edição 2023, uma fila do Meet & Greet cortava um grande espaço de um dos corredores e a desorganização provocava um grande gargalo por ali – tornando a movimentação muito mais lenta do que deveria na área.
Também gostaria de ressaltar que o Anime Friends 2024 contou com profissionais excelentes, mas alguns dos tradutores presentes nas entrevistas deixavam muito a desejar. Alguns o desempenho estava sofrido, enquanto outros se apoiavam diretamente em outro profissional que acompanhava a produção.
Isso tirou o brilho do evento para mim? Obviamente que não, mas são pontos que podem e devem melhorar para o futuro. Uma organização melhor de filas internas (talvez com guias destacadas) e a contratação de profissionais competentes (vale notar, alguns estavam de parabéns, mas os poucos que estava clara a ineficiência mostram que precisa de mais atenção neste aspecto também) resolveriam parte dos problemas que vi dentro da festividade.
Foi muito divertido participar de mais uma edição histórica do Anime Friends, agora se dirigindo para completar um quaternário de vida. Com um crescimento massivo da indústria de animes e mangás no Brasil, assim como uma participação maior da comunidade do K-pop e cosplayers, tenho certeza que a Maru Division tem todos os elementos na mão para transformar os próximos vinte anos em algo ainda mais espetacular.
Veja mais em Mundo Geek!