Anna Martino, escritora e editora, lança novo livro “Fortunato Poeira”, pela editora Aboio, que conta a história de um “trecheiro”, homem que vive entre a Terra e a comunidade Bertha Lutz, em uma lua agrícola, fazendo trabalhos braçais para sobreviver e que acaba morrendo e causa muitas confusões por causa disso. A obra é uma mistura de novela das 21h e ficção científica, disponível pela plataforma Benfeitoria como campanha de financiamento e com diversas modalidades de compra.
A morte de “Fortunato Poeira” causa uma verdadeira confusão, isso porque quando seu amigo Antônio, fazendeiro em Bertha Lutz, se encarrega de preparar seu funeral, descobre que a burocracia não permite a cremação sem que os familiares do falecido sejam avisados. Então Antônio, o narrador, e seus colegas começam a procurar pelos familiares de Fortunato e acabam entrando em uma árida disputa não só pelo funeral, mas pela memória e narrativa da vida do trecheiro. A obra trabalha muito o conceito “found family”, que seria a família que a gente encontra, levantando questionamentos sobre o significado do que realmente é uma família.
Anna Martino está empenhada em conseguir apoiadores para a campanha e levar “Fortunato Poeira” para o máximo de pessoas possíveis. A autora criou outras recompensas para além das feitas pela editora, e que são “liberadas” cada vez que uma etapa da meta é alcançada, como adesivos e pôsteres. Você pode ver os detalhes aqui. “Esta é uma história que usa elementos fantásticos para trabalhar o sentimento que une toda a humanidade: a perda de alguém querido. Tenho certeza que mesmo uma pessoa que acha que não gosta de ficção especulativa vai se emocionar com ‘Fortunato Poeira'”, explica a autora.