Dicas Literárias Livros e HQ

Antiprincesas: Grandes mulheres retratadas em livros para crianças

Antiprincesas: Grandes mulheres retratadas em livros para crianças

Todo mundo conhece as histórias de princesas. Sabemos em que mundo elas vivem, como são seus castelos, a cor dos seus vestidos favoritos, quem são seus amigos, inimigos e com quem se relacionam.

Porém, não temos tantas informações assim de grandes mulheres. E esta é a premissa dos livros da série Antiprincesas da editora de livros Chirimbote, escrito por Nadia Fink.

Eles trazem histórias de significativas mulheres latino-americanas, como o caso de Frida Kahlo, a qual estreia a primeira edição.

Na segunda edição, quem protagoniza é Violeta Parra compositora, cantora, artista plástica e ceramista chilena, considerada a mais importante folclorista do país. Ela foi também a fundadora da música popular do Chile e teve importante papel político, pois compunha músicas sobre os oprimidos e explorados.

A escritora Nadia Fink dedica agora o terceiro livro da coleção para Juana Azurduy, militar que participou das lutas pela independência da América espanhola.

Ela explica os motivos de seu foco nessas mulheres:

“Por um lado, o modelo de princesas Disney, reforçado a cada nova produção cinematográfica e, por outro lado, a chegada de um modelo que eleva e ressalta as figuras de mulheres combatentes, comprometidas com seu entorno”, disse a autora em entrevista ao portal La Capital (Leia a entrevista completa, em espanhol).

 

“Uma de nossas preocupações foi tentar entender os novos formatos experimentados por meninas e meninos de hoje, onde a linguagem não é linear e, sim, distribuída em várias janelas na tela para interagir. Nós valorizamos as novas gerações e não renegamos suas mudanças e desenvolvimento”.

Os livros por enquanto só serão vendidos na Argentina. Quem sabe alguma editora não embarque na onda e publique por aqui também?

Antiprincesas: Grandes mulheres retratadas em livros para crianças

antiprincesas-01

antiprincesas (2)

antiprincesas (3)

 

antiprincesas (1)

 

2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Alessandro Luz
Alessandro Luz
10 anos atrás

Excelente iniciativa! Imprescindível como elemento de construção de uma identidade latina decolonizada.

Fernanda Steinbrenner
Fernanda Steinbrenner
10 anos atrás

Alguém por favor sabe informar como faço para comprar os livros?

Pin