Bashir Sultani é um artista canadense-afegão que cria retratos com sal de cozinha, perfeitamente realistas e que parecem ser feitos a lápis.
Ele compartilha como faz as artes em um vídeo de timelapse muito bem produzido, que mostra o passo a passo de como essas obras são desenvolvidas.
É muito interessante ver como o artista usa um artigo do dia a dia, comum da mesa do mundo todo como o sal, para criar verdadeiras obras de arte no estilo de quadros e retratos.
Ele revela que uma arte para ser criada, em média, leva um tempo real de 40 minutos. Além disso, ele reutiliza o mesmo sal a todo momento, o que evita o desperdício do mineral.
As ferramentas que ele usa inclui um recipiente qualquer de sal fino, uma ponta afiada de papel para modelar algumas partes, mais um iPhone e o aplicativo Imovie para criar as sequências em vídeo. E o ingrediente principal de todos, a paciência.
Sem paciência, nunca seria possível criar esses incríveis e detalhados retratos de diversas pessoas, que perambulam por personalidades reais famosas (Martin Luther King, Einstein) até personagens da cultura pop, como o Coringa, icônico vilão da série Batman.
Ele cria também desenhos aleatórios, como insetos ou caveiras, e todos eles são muito interessantes. Você pode conferir alguns modelos da arte dele logo abaixo.
Retratos com sal de cozinha
Veja mais no Instagram dele.
Veja mais sobre arte!