O ator de Lost, Harold Perrineau, que interpretou Michael Dawson, ainda está surpreso com o quanto os espectadores passaram a odiar seu personagem.
Michael era originalmente um personagem simpático, e que se tornou ainda mais simpático pela sua história de vida.
Ele desistiu da sua carreira de artista, sua esposa o deixou e tomou a guarda de seu filho Walt e, de repente, ele estava criando o seu filho enquanto estavam presos em uma ilha perigosa. No entanto, toda a simpatia sentida por Michael evaporou quando Michael assassinou Ana Lucia Cortez e Libby Smith em um esforço para recuperar Walt depois que ele foi sequestrado pelos “outros”.
Em uma entrevista à TV Insider, o ator comentou como a maioria dos personagens de Lost não eram grandes pessoas e que, apesar das muitas perdas e lutas de Michael, ele era um dos personagens mais agradáveis. Tudo o que Michael fez foi recuperar seu filho, e isso ensinou ao ator que ele nunca vai saber como o público responderá ao seu trabalho. Confira a citação de Perrineau abaixo:
Ator de Lost, Harold Perrineau, comenta sobre o ódio ao seu personagem
“Muitos desses personagens não eram grandes pessoas, os personagens que estávamos seguindo. Eles não eram grandes pessoas. E eu pensei que Michael era talvez a pessoa mais legal lá. Ele não tentou deixar sua esposa; sua esposa o deixou. Ele não queria abandonar seu filho, e seu padrasto disse: ‘Eu não posso levar o garoto; você tem que levá-lo’. Michael era apenas um cara tentando trabalhar e fazer seu trabalho, e então eles ficaram presos na ilha. Ele teve que fazer algumas coisas. E todo mundo odiava aquele cara. Eu não entendo exatamente o que acontece. Quero dizer, ele realmente lutou por seu filho. Então, para mim, é sempre interessante observar como o público responde às coisas. Isso me mostra que eu não sei tudo sobre todos os personagens diferentes que eu fiz [e] todas as vidas que eu explorei. Você nunca sabe.”
Claro que foi horrível Michael ter matado Ana Lucia e Libby, mas a quantidade de ódio contra Michael era um tanto injustificada. Michael era um pai solteiro desesperado para ter seu filho de volta. Ele já havia perdido Walt nos primeiros dez anos de sua vida e ele não ia perder Walt novamente. Como Perrineau discute na entrevista, Lost era sobre pessoas profundamente falhas. Muitos desses personagens fizeram coisas horríveis dentro e fora da ilha. A diferença entre Michael e os outros personagens falhos é que Michael nunca teve a chance de ganhar perdão ou se redimir.
Outros personagens como Ben Linus e James “Sawyer” Ford, que mataram e manipularam pessoas inocentes, tiveram arcos de redenção, ganharam seu perdão e foram capazes de encontrar a paz no flash do outro lado.
Veja mais sobre Lost!