O compartilhamento do WhatsApp vai mudar. Um novo aviso de redirecionamento de mensagens será exibido para todos, que começa a ser implementado no aplicativo no mundo todo aos poucos com a versão mais recente do aplicativo.

Mas, apesar de ajudar bastante no combate das fake news, falta muito chão ainda para se tornar algo realmente eficaz.

Como funcionará o aviso de compartilhamento do WhatsApp

A empresa revela que isso ajuda o usuário a saber se a notícia veio mesmo do seu contato/amigo ou se veio de alguma outra fonte. E que fará as pessoas a pensarem melhor antes de compartilhar mensagens à torto e direito.

Um exemplo de como as fake news podem arruinar vidas aconteceu na Índia na semana passada. Cinco homens foram linchados depois de soltarem rumores de que eles eram sequestradores de crianças.

Esses rumores se espalharam rapidamente via WhatsApp, o que resultou na morte dessas pessoas.

Depois disso, o WhatsApp comprou publicidade em páginas inteiras de jornais, para alertar as pessoas: “seja cético em informações compartilhadas”.

Situações semelhantes, de linchamento ou de notícias falsas, também aconteceram aqui no Brasil. E cada vez mais se alastram.

Hoje em dia poucos fazem o mínimo esforço e nem tem o senso crítico de questionar nada. Tampouco uma notícia que surge em redes sociais ou no WhatsApp. Isso tem levado a sociedade em uma espécie de caos massificado – com resultados horríveis.

E, apesar de a ferramenta do WhatsApp “ajudar” ao dizer que a mensagem é compartilhada, ainda não é tão eficiente, pois não revela de ONDE veio a notícia. Ou seja, no final das contas servirá para pouca coisa.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin