O que muita gente imaginou se provou verdade em um estudo científico: cães imitam a personalidade dos donos.
Alguns animais expressam negatividade e ansiedade como os humanos, e outros cães mais tranquilos e amigáveis lidam melhor com o estresse.
A pesquisa, realizada na revista científica online PLOS ONE, foi feita por cientistas austríacos e analisou mais de 100 cachorros e os seus donos.
Nas análises, foram incluídas amostras de saliva para verificar níveis de cortisol (o hormônio do estresse), que é a substância a qual controla nosso ritmo biológico, estimula a imunidade e reduz inflamações do organismo. Além disso, foram analisados os batimentos cardíacos e respostas a ameaças dos animais.
Cada um dos donos, por meio de um extenso questionário, foi avaliado entre neuróticos, extrovertidos, abertos às experiências, afáveis e conscientes. E a personalidade dos cachorros também foram avaliadas de acordo com um questionário preenchido pelos donos.
“Nossos resultados comprovam aquilo que vemos na prática: os cães e seus donos são pares sociais e influenciam um ao outro na maneira como lidam com o estresse”, disse a cientista Iris Schoberl, da Universidade de Viena, à BBC.
Cães imitam a personalidade de acordo com o emocional humano
Schoberl disse que os cães são sensíveis aos estados emocionais dos seus donos e por isso podem imitar as suas emoções. Significa que se uma pessoa é negativa ou ansiosa, o cachorro também pode se tornar negativo e ansioso.
Uma outra pesquisa também revela que os cachorros conseguem captar a informação emocional das pessoas e ajustar ao comportamento deles no dia a dia.
Veja mais sobre ciência!