Sabemos que animais foram cruciais para experimentos durante a Corrida Espacial. As histórias de Laika, o cão enviado pelos russos, e o chimpanzé Ham pelos americanos, são muito populares. Mas poucas pessoas sabem que também existiu um gato enviado ao espaço.

Trata-se de uma gatinha chamada Félicette, enviada pela França em 18 de outubro de 1963. Neste dia, ela viajou de uma base em Hammaguir, na Argélia. O voo experimentou 5 minutos de microgravidade e atingiu uma altura de 157 quilômetros.

A cápsula retornou intacta para a Terra, e a viagem bem sucedida trouxe Félicette para o laboratório do programa espacial francês.

Há histórias conflitantes sobre como ela foi escolhida, não se sabe ao certo se o programa a encontrou nas ruas de Paris, ou se foi comprada. De qualquer forma, ela foi escolhida entre 14 gatos que participaram do treinamento para a missão, devido sua natureza dócil.

Ela ainda foi submetida a experimentos árduos durante meses após seu retorno e, eventualmente, deu sua vida em nome da ciência.

Por este motivo e pelo fato de sua história não ter o reconhecimento merecido, o designer britânico Matthew Serge Guy quer erguer uma estátua em respeito à sua coragem e sacrifício.

Nos primeiros momentos de pesquisa sobre voos espaciais, cientistas de todo o mundo desejavam entender como a microgravidade no espaço poderia afetar os astronautas humanos. Assim, os animais foram cobaias para descobrir se era possível sobreviver a essas viagens.

Depois da viagem de Félicette, as agências espaciais deixaram de enviá-los ao espaço, não apenas por uma questão de ética, mas também porque surgiram métodos de estudos superiores, os quais não eram necessários a presença dos bichanos.

A campanha lançada no Kickstarter visa levantar fundos para a construção da imagem, a qual será criada por Gill Parker, uma das mais aclamadas escultoras de animais.

Alguns protótipos já estão sendo desenvolvidos em argila, e a expectativa é forjar a imagem em bronze de aproximadamente 1,5 m de altura, que será instalada na cidade de Félicette, em Paris.

Campanha visa erguer uma estátua do primeiro gato enviado ao espaço

http://kck.st/2kY6mUv

Você também pode contribuir clicando neste link.

 

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin