O maior museu de arte do mundo abre suas portas digitalmente. Agora, você pode contemplar a coleção do Museu do Louvre online. Mais de 480 mil obras de arte fazem parte de um acervo digital, que pode ser acessado gratuitamente.
As salas da instituição francesa podem ser exploradas através de oito departamentos, que vão de arte islâmica e esculturas renascentistas até antiguidades egípcias e pinturas mais famosas da história da arte.
“Pela primeira vez, qualquer pessoa pode acessar toda a coleção de obras em um computador ou smartphone, elas irão em exibição no museu, em empréstimo ou armazenadas. E de forma totalmente gratuita”, diz Jean-Luc Martinez, presidente e diretor do Louvre.
No modo virtual, há várias formas de visitar o museu. O visitante pode navegar por categorias como “Pinturas” e “Esculturas”, ou explorar cada uma das salas do museu por meio de álbuns como “Reis, Rainhas e Imperadores”, “Obras-primas do Louvre” ou “Os Maiores Eventos da História”.
A iniciativa tem como objetivo levar as obras mais famosas do Louvre para os milhões de admiradores da arte que estão em isolamento. O museu está de portas fechadas desde o final de outubro devido à pandemia.
O site será constantemente atualizado por especialistas, conforme o acervo do museu é expandido. Acesse as salas do museu neste link ou navegue por categorias neste link.
Em decorrência da pandemia, museus do mundo inteiro estão encontrando formas de levar seus acervos para plataformas digitais. Anteriormente, já mostramos museus famosos do mundo que você pode visitar online, um tour 4K pelo Museu do Van Gogh e mais de mil obras de Van Gogh digitalizadas em uma galeria online.
Leia mais sobre Arte!