Existe algo especial no ato de colecionar objetos, independentemente de qual seja o nicho pelo qual se interessa. O valor físico está diretamente atrelado ao sentimental e, na maioria das vezes, ao histórico.

Uma das grandes (embora cada vez mais escassas) vantagens da vida adulta é ter algum dinheiro para gastar com aquilo que gostamos, especialmente hobbies que não tomam muito tempo no cotidiano. Dentre eles, o mais antigo é provavelmente o hábito de colecionar objetos, como itens antigos e raros.

No meio geek, as coleções podem tomar as mais variadas formas: desde edições históricas e limitadas de quadrinhos, passando por versões físicas de jogos antigos e action figures desenvolvidos por um curto período de tempo. Itens dessa natureza costumam custar muito dinheiro, o que pede atenção.

Não somente para a compra em si, mas para a preservação do item raro que adquiriu. Se você tem em mãos (figurativamente falando) um quadrinho dos anos 40 ou 50, as chances são altas de que não queira que ele seja danificado, certo? Para garantir, é preciso tomar algumas medidas e precauções.

1 – Transforme objetos físicos em mídias digitais

Colecionadores não costumam utilizar de maneira prática os itens raros e retrôs que possuem, mesmo quando se trata de materiais úteis para algumas situações. Quadrinhos e manuais de jogos antigos são dois exemplos disso. Nesse caso, o que você pode fazer para, mesmo assim, ler esses materiais?

A conversão de objetos físicos em mídias digitais, é claro! Da mesma forma que é possível converter PDF em Word, também podemos transformar objetos de leitura física em PDF, com o escaneamento. Dessa forma, você consegue acessá-los digitalmente, sem correr risco de danificá-los acidentalmente.

2 – Prefira manter os itens em suas embalagens originais

Algo que qualquer colecionador de itens da cultura geek sabe é que as embalagens que acompanham um determinado objeto são tão valiosas quanto o que existe em seu interior. Não é à toa que em sites que vendem itens dessa natureza sejam encontradas apenas caixas, sem jogo ou action figure dentro.

Isso, aliado ao fato de que itens dentro de suas embalagens originais têm menores chances de serem danificados, mostra que o mais interessante é, se possível, não retirar os objetos da caixa. Para quem não se preocupa com coleções essa dica pode parecer estranha, mas os colecionadores a entendem!

3 – Limpe regularmente o espaço onde guarda suas coleções

Mesmo guardando tudo em suas embalagens originais, é impossível evitar a ação do tempo. Mais do que isso, se considerarmos as próprias caixas como parte da coleção, um problemão surge: como evitar que objetos sejam danificados? Uma maneira de fazer isso é se preocupando com a limpeza do local.

Seja em estantes, prateleiras, armários ou outros espaços, tome um tempo semanal para tirar a poeira, checar a umidade e limpar o local onde os itens da coleção ficam guardados. Caso utilize produtos de limpeza, certifique-se de que tudo está devidamente seco e não traz prejuízos aos itens.

4 – Mantenha uma planilha organizada de itens

Na maioria das vezes, coleções não tratam só de meia dúzia de itens ou mesmo uma dezena. Grandes colecionadores possuem centenas, às vezes milhares, de objetos. Com tanta coisa reunida, não é difícil imaginar o potencial para que algo se perca, especialmente durante uma mudança ou em reformas.

A melhor maneira de manter o controle e evitar que isso aconteça é criando planilhas onde lista todos os itens que possui. É claro que a tarefa dá bastante trabalho da primeira vez, mas é algo que você não precisa repetir: ao adquirir novos itens, basta acrescentá-los ao conteúdo que já existe na planilha.

5 – Esteja sempre de olho para trocas, novas aquisições ou vendas

Imagine a situação em que comprou um jogo antigo do Game Boy Advance, antigo videogame da Nintendo, mas, pela raridade do item, aceitou um objeto com algumas avarias. Você pode marcá-lo como encontrado, mas há também a possibilidade de continuar de olho para versões em melhor estado.

Acompanhe sites especializados em leilões de itens geek e similares, sempre em busca de novas (e melhores) aquisições para sua coleção, seja ela qual for. Caso consiga uma versão melhor do jogo de GBA citado no exemplo anterior, você pode vender a anterior e aumentar os créditos para novos itens!

6 – Caso ocorra um problema, procure ajuda especializada

Mesmo o colecionador mais cuidadoso do mundo pode eventualmente passar por um transtorno. Nesses casos, o mais importante é que não entre em pânico: quase todos os problemas com objetos podem ser solucionados, desde que se conheça uma ajuda especializada em recuperar itens raros e retrô.

Procure informações em fóruns na internet, peça contatos e veja se consegue resolver o problema por conta própria ou com a ajuda de um profissional. A partir desse deslize, é possível aprender uma boa lição e, ao mesmo tempo, descobrir profissionais capazes de recuperar itens antigos danificados.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin