O incêndio que atingiu nosso patrimônio histórico no dia 2 de setembro destruiu 95% de seus 20 milhões de itens. Mas agora é possível fazer um passeio virtual pelo Museu Nacional na plataforma Google Arts & Culture.

Com a mesma tecnologia empregada no Google Street View, a plataforma foi criada em 2011 para disponibilizar visitas virtuais à museus do mundo todo e um extenso material explicativo sobre as peças expostas.

Em 2016, o Google e o Museu Nacional fecharam um acordo para exibir o conteúdo na plataforma. As imagens foram capturadas em 360 graus ao longo de 2017. Eles nem imaginavam que no futuro seriam imagens fundamentais para preservar a memória do museu.

Aproximadamente 60% das áreas abertas à visitação foram incluídas neste acervo digital. O meteorito de Bendengó, artefatos indígenas e coleções de zoologia são alguns dos materiais disponíveis.

O tour é narrado e começa pelo jardim frontal do museu, onde logo na entrada o visitante se depara com Luzia, o fóssil mais antigo das Américas – recuperado parcialmente após o incêndio.

Neste link você acessa a plataforma para fazer seu passeio, na qual também se encontra imagens e textos explicativos sobre diversos materiais. Ainda é interessante navegar por lá e visitar outros museus e galerias que você ainda não teve a oportunidade de conhecer pessoalmente.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin