Com seu humor ácido e subversivo, o desenho animado adulto já riu na cara do perigo ao provocar até o Estado Islâmico. Recentemente, um episódio de South Park foi banido na China. Em resposta, o Comedy Central disponibilizou ele inteiro online gratuitamente.

Exibido na semana passada, Band in China zomba em seu enredo como Hollywood começou a obedecer às leis de censura chinesas, mostrando como as empresas americanas estão dispostas a tudo para abocanhar um pedaço do mercado chinês.

As provocações partem de trabalhos forçados em uma prisão chinesa e faz inclusive uma paródia das empresas que cedem à censura a favor dos interesses comerciais.

Episódio de South Park banido na China é exibido online
Band In China: episódio de South Park banido na China é exibido online

No fim, ambas as nações foram alvo do humor impiedoso característico dos criadores, mas o governo chinês ficou tão possesso que praticamente tudo sobre South Park foi censurado na internet chinesa.

No site Weibo, rede social chinesa equivalente ao Twitter, e também em outros sites, as buscas por South Park não mostravam nenhum resultado. O mesmo aconteceu com sites de vídeos por “streaming” que citavam episódios.  

Coincidentemente, a polêmica de South Park aconteceu em paralelo com o tuíte provocativo de um executivo do Houston Rockets, time da NBA, se declarando a favor dos manifestantes pró-democracia em Hong Kong. A China até ameaçou a barrar os negócios da NBA no país.

Os criadores Trey Parker e Matt Stone não deixaram barato, e publicaram um pedido de desculpas irônico ao governo.

“Assim como a NBA, saudamos os censores chineses em nossas casas e em nossos corações. Nós também amamos dinheiro mais do que a liberdade e a democracia. Xi (Jinping) não se parece em nada com o Ursinho Pooh”, afirma o comunicado, em uma referência aos memes proibidos que comparam o presidente chinês Xi Jinping com o urso da Disney.

Outra resposta ácida é disponibilizar gratuitamente a exibição de Band in China online, que você pode assistir no site da Comedy Central.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin