Criado pelo fã Guangcong “Zarel” Luo, Pokémon Showdown é um jogo de Pokémon baseado nas batalhas dos títulos oficiais com estatísticas precisas. Com aproximadamente 1 milhão de usuários mensais, ele tem conquistado profissionais e iniciantes pela sua rapidez e personalização.

“É divertido e fácil de usar”, disse Luo ao Kotaku, “e é um jogo na web que não requer a instalação de nada”.

Lançado pela primeira vez em 2011, Showdown desde então vem corrigindo muitos bugs que os simuladores anteriores apresentavam. O jogo impressiona pelos sprites 2D personalizados e animações de batalha.

“Eu estava me divertindo muito com o Pokémon Online, mas seus replays eram apenas arquivos de texto”, disse ele ao Kotaku. “Tive a idéia de criar um programa que os animava, e ficou popular o suficiente para que eu decidisse criar meu próprio simulador”.

O criador explica que o jogo vai muito além das limitações dos títulos oficiais, explorando muitas maneiras de jogar.

É possível jogar com equipes geradas aleatoriamente; desenvolver uma própria com estratégia de combate personalizada; ou criar uma equipe para subir de nível no sistema de camadas conhecido como Smogon.

Smogon classifica todos os 807 Pokémons em camadas diferentes, com base na frequência com que são usados. Elas permitem que personagens menos úteis ganhem destaque no jogo.  

Outro quesito que destaca o jogo de Luo é a rapidez com que usuários encontram adversários: enquanto é preciso esperar de 5 a 10 minutos para encontrar um adversário no Battle Spot, serviço oficial de batalha Pokémon, em Showdown se encontra o oponente em segundos.

O jogo oferece opções mais variadas de batalhas, que se faz divertido tanto para profissionais quanto iniciantes, graças ao seu sistema de ladder (competição em formato de escada), que coloca jogadores com níveis semelhantes de habilidade para batalhar.

Visto como um ótimo complemento para os jogos oficiais da Nintendo, ele também tem sido útil aos treinos de profissionais para torneios oficiais.

Como é o caso de Wolfe Glick, campeão norte-americano de VGC em 2019, cujo título o tornou o primeiro jogador de Pokémon a vencer todos os níveis da competição oficial. Ele revela que usa Showdown para construir equipes e experimentar conjuntos diferentes de movimentos e distribuições de estatísticas.

“Eu uso o Showdown para me preparar para os torneios”, conta. “Geralmente, faço algumas ladders e depois uso para testar contra outros jogadores em quem confio.”

Seja qual for sua intenção, Showdown é divertido para todo tipo de jogador. Luo ainda afirma: ele sempre estará se expandindo para cobrir a jogabilidade da próxima geração de jogos e tudo o que a geração 8 oferece.

“Novos jogos sempre trazem novas mecânicas de jogo e uma renovada emoção pela batalha”.”Estamos ansiosos por isso, como sempre!”, diz Lou.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin