O youtuber de paródia Funk Turkey usa inteligência artificial (IA) para criar novas músicas do Nirvana, Metallica, AC/DC e Red Hot Chilli Peppers. A mais recente é a canção “Smother”, do Nirvana, criada a partir de um banco de dados de composições e masterizações de instrumentos musicais.

A música foi produzida com a ajuda do site lyrics.rip que, através do Genius, uma plataforma que agrega letras de músicas, compilou todo o banco de dados sobre o Nirvana. A partir daí, todo o histórico da banda foi colocado em uma cadeia de Markov – processos matemáticos aleatórios de distribuição de probabilidade.  

Com a letra pronta, Funk Turkey masterizou a melodia e os vocais. Para isso, segundo ele, usou um microfone ruim, uma guitarra Stratocaster e uma cópia do Pro Tools, ferramenta que integra hardware e software para produção de áudio.

“Eu sei que Dave Grohl [baterista do Nirvana] odeia bateria de computador, mas é a melhor coisa que consegui. Então, me desculpe Dave. Ainda te amo”, escreveu o youtuber.

A IA deu uma boa zoada em versos de Smother, usando referências de Heart Shaped Box, e acabou não construindo algo tão original assim. Mas a proposta é divertida. E temos que encará-la com a mente aberta, afinal estamos falando de uma banda que uniu todas as tribos, como foi o Norvana.

Nova música do Nirvana criada por uma IA

Dá uma olhada nas outras criações do Funk Turkey


Leia também: Björk e Microsoft criam ‘músicas vivas’ que mudam com o clima | Audio Deepfake cria mashups entre artistas | IA transmite playlist de Death Metal 24 horas no YouTube

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin