- No Japão, 77% dos jogos de Nintendo Switch foram vendidos em formato físico;
- Já no PlayStation 5, as mídias físicas tiveram uma representação de 65%;
- O mercado digital ainda atinge uma grande parcela de consumidores
Apesar dos jogos em formato digital já dominarem uma grande parte do mercado, no Japão a situação ainda é bem diferente e – ao menos por lá – a maior parte das vendas são de jogos em mídia física. A organização Game Data Library revelou que em 2022 o consumo de fitas de Nintendo Switch, por exemplo, representou 77% das vendas no país. O PS5 seguiu na dianteira, com 65% de vendas de discos.
Apesar de estimativas existam sobre uma sobreposição de um formato sobre o outro, é interessante ver que em alguns determinados territórios a situação permanece favorável para as mídias físicas. Vale notar que é justamente em terras japonesas que temos duas das três grandes fabricantes (Sony e Nintendo) e também diversas produtoras de sucesso – como é o caso da Square Enix, Capcom e diversas outras.
O mercado de games no Japão
Ainda que o público japonês prefira comprar jogos em formato físico, essas empresas reconhecem que o mercado digital hoje já toma uma grande parcela de consumidores. A Microsoft tem em seu arsenal o Xbox Series S, por exemplo, que não possui leitor de disco. O PlayStation 5 também tem um modelo semelhante – com apenas a Nintendo permanecendo disponibilizando todos seus aparelhos com leitor de fitas. Rumores apontam que ela mudará essa estratégia em uma próxima geração.
Veja mais em Games!