Com a franquia Pokémon ainda em alta, o número de vendas de seus jogos continua assombroso e crescendo cada vez mais. Apenas no Nintendo Switch os games principais alcançaram a marca de 96 milhões de unidades – maior até mesmo do que a sua “era de ouro” no Game Boy/Game Boy Color.

No entanto, você sabe quais são os 10 jogos da franquia mais vendidos de todos os tempos? Confira na nossa lista abaixo os números atualizados daqueles que mais cativaram o público.

10 – Pokémon Let’s GO Pikachu/Eevee (15.07 milhões)

Por mais que sejam criticados e atacados pelos fãs da franquia principal, Pokémon Let’s GO Pikachu e Eevee demonstraram um gigantesco carisma e encantaram uma legião de jogadores pela possibilidade de acompanhar e até montar em seus monstros durante a jornada. Porém, seu grande diferencial é a ausência de batalhas para capturar as criaturas, apelando para o método visto na versão mobile.

9 – Pokémon Black/White (15.64 milhões)

Também na lanterninha temos a quinta geração, Pokémon Black e White. Ainda que sejam bem populares e tenham introduzido uma legião de novos monstros à franquia, grande parte do público resiste aos seus apelos por contar com apenas monstros inéditos durante a jornada principal – com os mais antigos sendo desbloqueados apenas depois que você finaliza a aventura.

8 – Pokémon Ruby/Sapphire (16.22 milhões)

Os dois jogos que marcaram a geração Game Boy Advance, Pokémon Ruby e Sapphire foram responsáveis por grandes mudanças dentro dos jogos principais. Além de mostrar a transição gráfica, eles também apresentaram as habilidades especiais que cada um dos monstros carrega, personalidades diferentes para cada criatura e até mesmo batalhas em dupla e concursos.

7 – Pokémon Sun/Moon (16.32 milhões)

A sétima geração de Pokémon levou os jogadores para uma verdadeira férias tropical, apresentando as ilhas de Alola e também sendo a primeira a mostrar formas regionais – monstros que tem um desenvolvimento diferente em cada região, algo que foi amplamente abraçado nos demais games da franquia. Ele também foi o único a abrir caminho aos testes, substituindo os clássicos ginásios.

6 – Pokémon X/Y (16.72 milhões)

Este foi o primeiro jogo de Pokémon lançado no Nintendo 3DS, não trazendo apenas gráficos tridimensionais para a icônica franquia, mas também mostrando algumas mudanças clássicas no gameplay – como a possibilidade de caminhar via diagonal. Porém, o destaque vai mesmo para a introdução de novas mecânicas de combate – aqui se traduzindo nas Mega Evoluções, que até hoje seguem aclamadas entre os fãs.

5 – Pokémon Diamond/Pearl (17.67 milhões)

Abrindo as portas para o Nintendo DS, Pokémon Diamond/Pearl mexeram mais uma vez com a estrutura dos jogos ao trazer a interação com duas telas simultaneamente e também com a divisão entre os ataques especiais/físicos. Isso abriu um leque ainda maior para o meta-game, trazendo novas abordagens para monstros que competitivamente tinham dificuldade de brilhar.

4 – Pokémon Gold/Silver (23.10 milhões)

Johto é inesquecível por inúmeras razões, com Pokémon Gold/Silver figurando entre os mais vendidos como uma clara representação disso. Além de ampliar o catálogo original dos 150 monstrinhos, ele foi lançado no ápice da popularidade do anime e com várias adições em suas mecânicas (quem não lembra do Poké Gear?) e com toda a região de Kanto explorável – mostrando o que houve após os eventos do original.

3 – Pokémon Scarlet/Violet (24.92 milhões)

As reclamações sobre a nona geração dos Pokémon são unânimes, mas ainda assim o último jogo da franquia principal do Nintendo Switch vendeu muito acima de todas as expectativas e atinge o top 3 desta lista. Apesar da Wild Area no seu antecessor, este foi o primeiro a realmente trazer um mundo aberto a ser explorado – ganhando o coração daqueles que não se ligam muito nos bugs e queda de FPS.

2 – Pokémon Sword/Shield (26.27 milhões)

A oitava geração chegou ao Nintendo Switch ainda em 2019, trazendo consigo um verdadeiro espetáculo visual nos combates e transformando os Pokémon em criaturas colossais. Como citamos anteriormente, cada jogo teve uma mecânica após a sexta geração e este trouxe o Dynamax/Gigantamax – fazendo os monstrinhos crescer para proporções gigantescas e até mudar de forma em alguns casos. Ele foi o primeiro a trazer expansões, ampliando ainda mais a jornada.

1 – Pokémon Red/Blue/Green (31.38 milhões)

Apesar das excelentes vendas dos demais, é indiscutível que nenhum deles atingiu o topo da popularidade que os originais tiveram. Pokémon Red, Blue e Green foram os games mais vendidos de toda a franquia e permanecem até hoje com a coroa e o topo do ranking. Não é para menos, a estreia de Pikachu, Charizard, Mewtwo e vários outros que se mantém clássicos até os dias atuais merecem estas honras.

Números baseados na quantidade de vendas verificada pelo VGChartz. Veja mais em Lista de Games!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin